Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Ishikawa observou que embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial na década de 60.
Talvez oalcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos círculos de controle de qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do gerenciamento de qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses, e posteriormente muitos dos produtos e serviços de classe mundial,durante as últimas três décadas.
1-DIAGRAMA DE PARETO

É um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, possibilitando a pré-ordenação dos problemas. Indica ainda a curva de percentagens acumuladas, a maior utilidade deste diagrama é a de permitir uma fácil visualização e reconhecimento das causas ou problemas mais relevantes, possibilitando a centralizaçãode esforços sobre os mesmos. É uma das ferramentas mais eficientes para identificar problemas, melhorar a visualização, confirmar os resultados, comparar o antes e depois do problema e identificar itens que são responsáveis pelos impactos eliminando as causas.

2-HISTOGRAMA

O Histograma é um gráfico formado por retângulos unidos em que a base equivale ao intervalo de classes e a sua altura àfrequência. A construção de histogramas tem caráter prévio em qualquer estudo e é um importante indicador da distribuição de dados.
Desta maneira, podemos estudar a saída de um processo em função de uma variável, e entender de que forma o processo se comporta. A variação do processo pode ser vista através de um histograma, bem como a sua média, e se o processo atende ou não a sua especificação.Naqualidade esta ferramenta é utilizada para analisar determinados problemas.

3-DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

Foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1953, na Universidade de Tóquio, para representar a relação entre alguns efeitos que poderiam ser medidos e o conjunto de possíveis causas que produzem o efeito.
O diagrama causa e efeito é uma representação gráfica que permite
visualizarfacilmente a cadeia de causas e efeitos do problema. O diagrama mostra a relação entre as características da qualidade e os fatores e representa a relação entre o efeito de todas as possibilidades de causas que contribui para esse efeito.
Para cada um dos efeitos existem inúmeras causas dentro das categorias como as 6 M’S: método, mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, mensuração e meio ambiente.
Atravésde uma lista de possíveis causas as mais prováveis são identificadas e selecionadas ara uma melhor análise. Examinando cada causa, observa-se os fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou dos padrões.
Este diagrama tem a forma de uma espinha de peixe e resulta da forma na qual as diversas causas se dispõem no diagrama.O objetivo deste diagrama é identificar e solucionar falhas.4-FOLHA DE VERIFICAÇÃO

As folhas de verificação são tabelas ou “planilhas” que facilitam a análise de dados evitando comprometer a análise dos mesmos, permitindo uma imediata informação da situação ajudando a diminuir os erros.
São usadas para o registro de dados, sendo este um formulário de papel no qual os itens a serem verificados já estão impressos, de modo que os dados possam sercoletados de forma fácil e precisa. Tendo como fim facultar os dados e organizá-los, para que possam ser facilmente usados posteriormente. Permite uma rápida noção da veracidade e um imediato esclarecimento da situação, ajudando a diminuir os erros.
A coleta e o registro dos dados parecem ser fáceis, mas na realidade não são. Usualmente quanto mais pessoas processam dados,maior a possibilidade do...
tracking img