Biografia de beethoven

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludwig van Beethoven nasceu em 16 de Dezembro de 1770, em Bonn, Alemanha. A sua família era holandesa, o nome da sua família tem origem no nome de uma aldeia na Holanda, Bettenhoven (canteiro derabanetes), e tem o nome van, muito comum em nomes holandeses. O avô do compositor, que também se chamava Ludwig van Beethoven, era natural da Bélgica, e a família estava há poucos anos na Alemanha.Johann, que é o pai de Beethoven, percebeu que ele tinha um talento muito bom para a música e tratou de o encorajar para a carreira de músico. Mas fez isso de uma forma horrível. Obrigava o filho aestudar música muitas horas por dia, e muitas vezes batia-lhe. A educação musical de Beethoven, por vezes, parecia uma verdadeira tortura. Desde os treze anos que ajudou no sustento da casa, já que o paiera cada vez mais alcoólico. Trabalhava como organista, ensaiador do teatro, músico de orquestra e professor, e assim muito cedo assumiu a chefia da família. Era um adolescente que não falava muito, eratímido. Em 1784, Beethoven conheceu um jovem conde, que se chamava Waldstein, e tornou-se seu amigo. O conde percebeu o talento de Beethoven e mandou-o para Viena, para se tornar aluno de Mozart. Mastudo indica que Mozart não lhe deu muita atenção, embora sabendo do seu talento. A tentativa de Waldstein não deu resultado - depois de duas semanas Beethoven voltou para Bonn.
Já em Bonn, inicioucursos de literatura em parte para compensar a sua falta de estudo, pois saiu da escola com 11 anos. Apenas em 1792, Beethoven foi novamente para Viena e procurou arranjar aulas com professores, paracomplementar os seus estudos. Tornou-se num pianista de sucesso, e soube atrair admiradores.
Então surgiram os primeiros sintomas da sua doença - a surdez, em 1796, quando estava de volta de uma sériede concertos. Escondeu o problema de todos. Só dez anos depois, em 1806, é que revelou o problema, numa frase anotada nos esboços do Quarteto nº. 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem...
tracking img