Feedback

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ack
FEEDBACK
CONCEITO
Feedback já é uma palavra amplamente conhecida dentro da maior parte das organizações. Significa realimentar ou dar o retorno e tem a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional. Essa ferramenta é utilizada dentro das empresas para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargoque ocupa dentro da organização. O feedback, no processo de desenvolvimento da competência interpessoal, é um processo de ajuda para mudança do comportamento, é a comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhe informação sobre como a sua atuação esta afetando outras pessoas. O feedback eficaz ajuda o individuo ou grupo a melhorar seu desempenho assim alcançar seus objetivos.Feedback não significa somente criticar quando as coisas não saem bem ou mesmo elogios exagerados. O feedback produtivo é fruto da crítica e do elogio oportuno e sincero, ou seja: no tempero certo. Um bom líder é aquele que se preocupa em dar feedback diário aos seus colaboradores.
OBJETIVO
O objetivo de dar feedback positivo é reforçar comportamentos desejáveis ou padrões para a solução deproblemas. O objetivo do feedback corretivo, por outro lado, é mudar e melhorar comportamentos insatisfatórios ou introduzir padrões de trabalho mais produtivos. Ofereça feedback nas seguintes situações:
* Quando for necessário demonstrar reconhecimento por um bom trabalho, projetos bem-sucedidos e comportamentos positivos
* Quando for alta a probabilidade de se conseguir que determinada pessoatenha uma melhoria em seu desempenho.
* Quando um problema não pode ser ignorado, isto é, quando o comportamento da pessoa tem um impacto negativo na organização ou equipe.
TIPOS
Positivo: reforçar o que a pessoa é e o que a pessoa faz. O comportamento pode e deve ser repetido; quando não reforçamos comportamentos esperados, é possível que eles não mais se repitam. Corretivo: ocomportamento precisa mudar. Para corrigir a "rota" é necessário:- falar do comportamento específico, sem fazer referências ao passado; - fazer perguntas abertas (perguntas nas quais a resposta não é sim ou não) para analisar o ponto de vista de quem está recebendo o feedback ; - manter a calma e não se exceder, evitando rótulos como "incompetente", "nunca aprende", "fraquinho", etc.;- saber exatamente oque aconteceu, para não fazer deduções e cair em situações de preconceito, julgamento precipitado ou estereótipos.Insignificante: é insignificante porque não provoca impacto e a outra pessoa não se sente gratificada.Ofensivo: as prováveis mudanças de comportamento são agressividade e afastamento, deixando como rastros mágoa e inimizade.
POSSÍVEIS REAÇÕES
Receptividade- Resistência- Terceirizaçãoda culpa- Demissionário- Descontrole emocional- Dificuldade em ouvir-Imaturidade- Sensibilidade

DANDO UM FEEDBACK ADEQUADO E EFICAZ

Para que o feedback atinja seu objetivo, atente-se aos seguintes pontos:
Planejamento - refletir sobre o que dizer, enriquecendo com exemplos objetivos.
Abordagem específica - evitar generalizações e utilização de rótulos. Abordagens abstratas ou genéricasperdem o significado, pois não fornecem informações suficientes para serem compreendidas e utilizadas. É destrutivo para a relação e reduz a autoestima do outro. É diferente dizer: "Eu senti a Maria receosa em participar da reunião após aquela resposta agressiva que você lhe deu" a dizer "Você continua uma pessoa grossa, mal educada e descontrolada".
Focar no comportamento - comportamentosespecíficos que podem ser analisados, mensurados ou observados.
Escolha da hora e local - hora: o mais rápido possível, em clima de pouca tensão, evitando comentários sobre o fato com outros. Local: as críticas nunca devem ser feitas em público.
Equilíbrio - é importante saber dosar a quantidade de feedbacks corretivos e positivos.
Capacidade de ouvir - ouvir o ponto de vista do outro; quem não sabe...
tracking img