Plantio de mudas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO E PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DA CAATINGA (através de sementes)

ELABORAÇÃO MAGNUM DE SOUSA PEREIRA Engº Agrônomo – Coordenador de Projetos da Associação Caatinga FUAD PEREIRA NOGUEIRA FILHO Graduando em Agronomia – Universidade Federal do Ceará LIANA MARA MENDES DE SENA Bióloga – Técnica de Projetos da Associação Caatinga REVISÃO Daniele Ronqui – Coordenadora Técnica da AssociaçãoCaatinga

Passo a Passo Para Pequenos Produtores Produzirem Mudas Com Qualidade

APRESENTAÇÃO
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro predominando em todos os estados do Nordeste e uma pequena parte do estado de Minas Gerais. Este bioma é extremamente frágil, e vêm sofrendo ao longo dos anos um rápido processo de desertificação devido, principalmente, a exploração irracional das espéciesmadeireiras, as queimadas desordenadas, o desmatamento para exploração de lenha para carvão e a erosão dos solos que impendem o desenvolvimento das plantas no campo. Para reverter este quadro de degradação causado pela ação do homem são necessários meios rápidos e eficazes de recuperação ambiental destacando-se a produção de mudas para reflorestamento em áreas desmatadas o que permite arecomposição da vegetação, a reintrodução da fauna e a melhoria das condições do solo. Esta cartilha tem o objetivo de levar informações importantes que facilitem o conhecimento da produção e do plantio de mudas com alto padrão de qualidade para minimizar o efeito da degradação ambiental no bioma caatinga.

INTRODUÇÃO

A produção de mudas tanto para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas comopara arborização urbana, vem sofrendo um aumento crescente em sua demanda devido à preocupação mundial com a preservação do meio ambiente. Por sua vez, a qualidade da produção das mudas exige uma série de conhecimentos básicos por parte do produtor, que vão desde a colheita até a saída das mudas para o local definitivo. Outro fator importante é quanto ao crescimento das plantas no campo, pois severifica que espécies de crescimento rápido devem ser as primeiras a serem plantadas, pois tem maior necessidade de luz. Já as espécies de crescimento lento só devem ir ao campo após o estabelecimento das mudas de crescimento rápido. Contudo, devido aos graves problemas ambientais ocorridos nos últimos anos, o conhecimento sobre produção de mudas com alto padrão de qualidade é um passo socioeconômicofundamental para os pequenos produtores que podem encontrar nesta atividade uma fonte de renda extra para melhorar a qualidade de vida das suas famílias.
2

1

COLHEITA

As sementes deverão ser colhidas das melhores árvores da floresta devendo apresentar copa e tronco vigoroso e estar livre de pragas e doenças. De preferência, as sementes deverão ser coletadas de várias plantas da mesmaespécie, para que as mudas apresentem diferentes variações de resistência quanto ao ataque de pragas e doenças.
Árvore da aroeira Árvore do tamboril

As plantas matrizes (planta escolhida para a coleta das sementes) devem ser identificadas e mapeadas com uma ficha de campo de forma que a espécie possa ser encontrada com facilidade caso haja necessidade de realizar nova coleta. O momento certo decolher as sementes é quando os frutos começam a se abrir ou mudam a coloração da casca e no caso de sementes aladas, como as de aroeira, ipês, Fruto de mulungu imburana de cheiro, entre outras, devem ser colhidas antes da abertura dos frutos.
4

Sementes de mulungu

Sementes de tamboril

3

B E N E F I C I A M E N TO

Frutos carnosos Em caso de frutos carnosos, como o facheiro e omandaracu, onde a polpa fica aderida à semente, deve ser realizado processo de lavagem sob água corrente com as sementes sobre uma peneira. Neste processo devem-se esfregar as sementes até a retirada total da polpa. Este processo é importante para que não ocorra perda por ataque de fungos inviabilizando o armazenamento das sementes.

Colheita de sementes sobre o chão

Ficha de identificação e...
tracking img