O uso da tecnologia de informação e comunicação como resurso na elaboração estratégica da informação: um estudo de caso na gol transportes aéreos ltda.

298 palavras 2 páginas
A Gol, empresa fundada em 15 de janeiro de 2001, entrou no mercado de transporte aéreo com um objetivo simples, vender passagens a preços populares associado a qualidade no serviço / transporte do passageiro, tudo isso em um período em que a aviação era acessível a poucos. Porém o maior diferencial começou quando a Gol migrou seus processos manuais, tais como bilhetes de papel e lojas espalhadas pelo território nacional para um modelo mais tecnológico, robusto e atual.
Graças as tecnologias implantadas pela Gol, foi possível ter informações de manutenção e dados operacionais das aeronaves, com um controle maior e mais detalhado a Gol começou a ganhar tempo e sair na frente da concorrência com mais voos durante o ano. Já com o uso da tecnologia Navitaire foi possível aumentar o volume de vendas, pois através do E-Commerce ela conseguiu atingir publicos em lugares remotos, com toda essa informatização os processos da Gol ficaram mais organizados e foi possível oferecer aos clientes mais comodidade ao permitir a escolha do assento diretamente pelo cliente, usar cartão de crédito, comprar sem sair de casa e claro, cumpir com o objetivo principal, oferecer voo mais barato para a população, já que com os serviços WEB foi possível reduzir o número de lojas e serviços “fixos” e como resultado houve uma baixa nos gastos fixos abrindo portas para novos investimentos / melhorias.
O sucesso de todas essas mudanças ficaram claros nos números que a empresa passou a presentar nos anos seguintes, com um aumento de 19,73% no market-share em 3 anos. Com sistemas mais organizados e informações detalhadas graças ao uso da tecnologia, a Gol entrou em uma onda de crescimentos que tem feito a empresa se tornar cada vez mais e mais sólida no mercado nacional e também

Relacionados