Fatores higienicos e motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES HIGIENICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG

Segundo o psicólogo e professor Frederick Herzberg (1923-2000), existe dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho:
1.Fatores higiênicos: quando não se sentem satisfeitos com seus afazeres. É através deles que as organizações tem tentando motivar seus empregados. Os fatores higiênicos são: o salário, os benefíciossociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre aempresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos, etc. De acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando aelevam, não conseguem sustentá-la por muito tempo. Porém, quando os fatores higiênicos são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.Por isso chamados de fatores insatisfacientesque incluem:
-condições de trabalho e conforto;
-relação com o superior;
-segurança no cargo;-relação com colegas; e etc..

2. Fatores Motivacionais: estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Segundo Herzberg, o termo motivação envolvesentimento de realização, de reconhecimento profissional. Assim, os fatores que causavam satisfação estão relacionados a própria tarefa, relações com o que ele faz, reconhecimento pela realização datarefa, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la. Se presentes causam satisfação e se ausentes não chegam a causar insatisfação. E são conhecidos como fatores satisfacientes que incluem:-delegação de responsabilidade;
-promoção e oportunidade;
-uso pleno das habilidades pessoais ;e etc......
tracking img