Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria dos dois fatores de Herzberg

A Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, partiu dos estudos de Maslow, e decorrente do movimento das Relações Humanas na organizações. Na época em que a Teoria Clássica da Administração já era severamente criticada pelo quase desprezo com que tratava as questões afetivas, a Teoria das Relações Humanas (1924-1934 Estudo de Hawthorne) de início aabordagem comportamental que investigava o comportamento e as atitudes dos trabalhadores nas empresas, especialmente nas indústrias.
A preocupação principal era buscar explicações do comportamento das pessoas dentro das organizações, especialmente a questão da motivação humana.(MAXIMIANO, 2000, SILVA, 2001)
Na década de 50 (século XX) Frederick Herzberg, professor de Psicologia na WesternReserve University, concentrou sua pesquisa na motivação para o trabalho.Partindo do princípio de que o trabalho pode ser,ao mesmo tempo,fonte de satisfação ou de aborrecimento, o autor entrevistou cerca de 200 indivíduos de onze indústrias na área de Pittsburgh (EUA),pertencentes aos dois dos mais importantes grupos de técnicos da indústria da época: engenheiros e contadores.
Nas entrevistas eramperguntados sobre os fatores, em sua atividade profissional, que os deixavam mais satisfeitos ou mais insatisfeitos. Pelas respostas Herzberg percebe que os fatores que causavam satisfação eram ou indicadores de sucesso, ou apontavam para a possibilidade de crescimento profissional. Já os sentimentos de insatisfação não estavam associados ao trabalho propriamente dito, mas às condições do ambienteem que o trabalho era realizado. Herzberg concluiu existir no homem duas categorias de necessidades independentes entre si, influenciando o comportamento de diferentes formas (HERZBERG, 1959; HERSEY & BLANCHARD, 1977), e separou estas categorias e dois fatores distintos.

Herzberg formulou a chamada Teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situação detrabalho. Para ele, dois fatores orientam fortemente o comportamento das pessoas:


Fatores higiênicos: também denominados fatores extrínsecos ou ainda ambientais. Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoasrecebem, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional, os regulamentos internos etc..
Como todas essas condições são decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas. São, portanto, fatores de contexto que se situam no ambiente externo que circunda o indivíduo. Tradicionalmente apenas os fatores higiênicoseram levados em conta na motivação das pessoas: o trabalho antigamente era considerado uma atividade desagradável e para fazer com que as pessoas trabalhassem mais, tornava-se necessário o apelo para prêmios e incentivos salariais, liderança democrática, políticas empresariais abertas e estimuladoras, isto é, incentivos situados externamente ao indivíduo em troca do seu trabalho e dedicação.Outros ainda incentivavam as pessoas a trabalharem por meio de recompensas (motivação positiva) ou punições (motivação negativa).
A principal característica dos fatores higiênicos é que quando eles são ótimos conseguem apenas evitar a insatisfação das pessoas, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e, quando a elevam, não conseguem sustentá-la elevada por muito tempo. Porém, quandosão péssimos ou precários, os fatores higiênicos provocam a insatisfação das pessoas. Devido a essa influência mais voltada para a insatisfação, Herzberg lhes dá o nome de fatores insatisfacientes. São higiênicos porque são essencialmente profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Seu efeito é similar ao de certos anti-sépticos e remédios...
tracking img