Responsabilidade social espelhada nos trabalhos de conclusão do curso de fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Na atualidade devido à força da conjuntura política, educacional, social, da ênfase dada à luta pelos direitos humanos, cidadania, etc, o mundo mobiliza-se em busca de um atendimento, no sentido mais amplo, aos que, por vários motivos fogem dos padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade, sejam eles físicos, sensoriais ou intelectuais (SOUZA, 2005).Ainda Souza em 2000, afirma que a extensão é o instrumento necessário para que o produto universidade – a pesquisa e o ensino – esteja articulado entre si e possa ser levado o mais próximo possível das aplicações úteis na sociedade e, ainda, que a universidade deve estar presente na formação do cidadão, dentro e fora de seus muros.
Todos aqueles que entendem a intensidade e a importânciadestas informações também compreendem, cheios de ansiedade, que é necessário que pense acerca de todas as implicações éticas, políticas, socioculturais, filosóficas e universitárias que tais transformações acarretam. Eis o porquê é tão importante que surjam cursos universitários, estudos e textos que discutam estas questões humanísticas (ARANHA, 2006).
A responsabilidade socialencontra-se agregada aos trabalhos universitários, nas mais diversas interpretações, para uns, pode representar uma forma de administração empresarial, para outros, um papel social que deve ser desenvolvido por empresas frente à sociedade, a exemplo da Universidade que através dos alunos insere programas sociais na prática diária destes.
Essa prática diária também é vista nos trabalhos acadêmicose por que não, nos trabalhos de conclusão de curso, que apesar de serem classificados como pesquisa, alcançam a sociedade quando são trabalhos de campo, tendo o indivíduo voluntário da pesquisa se beneficiando com a aplicação da variável em estudo, quer seja um diagnóstico, um tratamento ou um trabalho educacional após um levantamento de dados a ser realizado. E indiretamente quando estudos sãorealizados com o propósito de futuramente enriquecer a formação desse acadêmico e de outros que virão a ter acesso a sua pesquisa, enquanto vivenciando a prática extensionista.
O objetivo desse estudo foi verificar o vinculo assistencial demonstrando responsabilidade social nos trabalhos de conclusão do curso de fisioterapia nos anos 2005 a 2007.
Essa pesquisa fundamentou-se emum levantamento de dados, tendo como banco de dados os trabalhos de conclusão do curso de fisioterapia da Universidade Tiradentes no período de junho a agosto de 2008.
Nos resultados pode-se observar que 48% de todos os trabalhos foram de alguma forma assistenciais apesar das pesquisas, por serem de campo e beneficiarem indivíduos.


2. aNÁLISE CONCEITUAL DE CIDADANIA eRESPONSABILIDADE SOCIAL


Ao conceituar-se responsabilidade social encontram-se as mais diversas interpretações, para uns, pode representar uma forma de administração empresarial, para outros, um papel social que deve ser desenvolvido por empresas frente à sociedade, a exemplo da Universidade que através dos alunos insere programas sociais na prática diária destes (RESENDE, 2004).Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou de alguma comunidade, de modo específico, agindo produtivamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela (ASHLEY, 2002).
Assim aresponsabilidade social abre novos caminhos para a melhoria da qualidade de vida quando proporciona aos seus funcionários e acadêmicos uma satisfação dentro da universidade, seja ela em função política da empresa ou nas suas estratégias e satisfação também para a comunidade quando investe em programas educativos e de alto sustentação, sejam estes programas implantados em parceria com o Estado ou ONG’s ou...
tracking img