Familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

CÉLIA REGINA FARIA MARTINS CARNEIRO

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Boa Vista
2008

CÉLIA REGINA FARIA MARTINS CARNEIRO

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof: Giane Albiazzetti/ Danielle Sikorski/Adarly Rosana/João Vicente e LisnéiaRampazzo.

Boa Vista
2008
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
PARECER FINAL 07
CONCLUSÃO 08
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
ANEXOS 10
Entrevista 01 11
Entrevista 02 13
Entrevista 03 15
Entrevista 04 16


INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar que a família sofre fortes influências políticas, econômicas, sociais e culturais, ocasionando mudanças nos papéis e nas relações em seuinterior, bem como alterando sua estrutura no que diz respeito à composição familiar. Apesar disso, a família tem conseguido sobreviver. Ela é ainda a matriz mais importante do desenvolvimento humano e também a principal fonte de saúde de seus membros, ou seja, ainda nos dias de hoje a família tem o papel fundamental no desenvolvimento e no equilíbrio emocional de seus entes.
O termo família éconceituado de várias formas, mas o que a todos tem em comum é a união dos membros com ou sem laços consangüíneos, que se dá a partir do respeito, da amizade, da afetividade. Sua estrutura sofre influência com as transformações que vem ocorrendo no meio social, como veremos no decorrer deste trabalho.


DESENVOLVIMENTO

Foi com o movimento higienista do século XIX, que a família começou aperder a sua capacidade de cuidar da saúde e educação de seus membros, tornando-se bastante dependente dos profissionais da saúde e da educação.
Há tempos a família vem vivendo conflitos internos e dificuldades sócio-econômicas que conferem pouca credibilidade em seu poder de ação, não porque lhes falte potencial ou boa vontade, mas porque são subestimadas.
Apesar da família brasileira possuircaracterísticas próprias, peculiaridades, percebe-se que os papéis sociais do homem e da mulher eram bem definidos, cada um ocupando um lugar e uma função na estrutura hierarquizada da família, restando claramente demonstrando seu caráter patriarcal e machista, bem como a constante inferiorização da mulher, sempre submissa ao chefe da família. O homem como chefe da família era responsável pela suarepresentação e pela administração dos bens, enquanto que a mulher era tida como relativamente incapaz, uma vez que a mesma era colocada em posição de dependência.
Naquela época o casamento era indissolúvel, monogâmico e ligado à reprodução, sendo que, mesmo sem amor, o casal era obrigado a permanecer
Ainda hoje, o fator biológico continua presente, só que junto a ele surgiram novas formas deidentificação da família. Constata-se também que é levado em consideração o vínculo afetivo existente entre os seus membros, nota-se uma modificação nos antigos conceitos, sendo a relação contemporânea pautada na afetividade, onde essa afetividade é o fator determinante na formação do núcleo familiar.
Com isso a sociedade vive em constante evolução e mutação, de modo que para se alcançar à sonhadarelação perfeita, seria necessária uma constante revisão em suas atitudes.
No “modelo antigo” de família os dois sexos são concebidos como naturalmente diferentes, tanto bio-psíquica como socialmente. As identidades masculinas e femininas configuram-se demarcadas com precisão, o que cabe a um exclui o outro, que em comportamento, atitudes, sentimentos, inclinações ou interesses.A parte masculina é fundada na relação com o trabalho e virilidade, manutenção econômica da família e atitude protetora em relação aos membros da família. A parte feminina está calcada na preservação da sexualidade e no exercício da maternidade, virgindade pré-nupcial, fidelidade, e dedicação ao lar e filhos. O ponto de equilíbrio se dá na aceitação, acordo onde cada um deve dar o melhor de...
tracking img