Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura da Célula
Características gerais da célula
A denominação célula fia criada por Robert Hooke em 1665, ao observar com um microscópio muito simples pequenas cavidades no interior da cortiça. Na realidade, porem, o que Hooke viu foi apenas o envoltório da célula (a parede celular).
A teoria celular
Estudos posteriores demonstraram a presença de células em todos os seres vivos,permitindo que Schwann e Schleiden enunciassem a teoria celular: “Todos os seres vivos são formados por células”.
Hoje a teoria celular pé mais ampla: a célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. Isso quer dizer que, além de todos os seres vivos serem formados por células, as propriedades vitais de um organismo dependem das propriedades da célula. Finalmente, sabemos também que todacélula vem sempre de outra célula: Ela é, portanto, responsável pela hereditariedade.
Procariontes e eucariontes
Dependendo do tipo de estrutura celular que apresentam, os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos: os procariontes e os eucariontes.
Os procariontes, ou protocariontes (proto = “primitivo”; cario = “núcleo”), são seres unicelulares que tem a estrutura celularsimples, sem núcleo individualizado; nessa estrutura, o material genético não se encontra envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear. São representados pelas bactérias, pelas algas azuis ou cianofíceas e pelos micoplasmas. Na classificação moderna, as algas azuis são consideradas bactérias e, por isso, chama das cianobactérias. O mesmo acontece com os micoplasmas, um grupo de bactériassem parede celular.
Os eucariontes (eu = “bom”; cario = “núcleo”) têm estrutura celular mais complexa, apresentam núcleo (o material genérico encontra-se separado do citoplasma por uma membrana nuclear) e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Alguns, como os protozoários, algumas algas e certos fungos, são unicelulares; outros, como os animais, as plantas e os fungos em geral, sãopluricelulares.
Os componentes químicos da célula podem ser divididos em:
*inorgânicos- a água e os sais minerais;
*orgânicos- os glicídios, os lipídios, as proteínas, as enzimas, as vitaminas e os ácidos nucléicos.

1- Água e sais minerais
Água e sais minerais: a substância em maior quantidade nos seres vivos é a água, correspondendo a cerca de 70% do peso do ser humano, o que significa queum indivíduo de 70 Kg contém quase 50 Kg dessa substância.
a) A molécula da água apresenta um dipolo.
(Pólo positivo, região do hidrogênio; pólo negativo região do oxigênio). Por esse motivo a água é um ótimo solvente de substâncias iônicas, como os sais, e de substâncias polares, como os ácidos e as bases.
b) transporte: substâncias dissolvidas na água são mais facilmente transportadas peloorganismo.
c) Absorção e perda de calor: essa característica permite que a temperatura do seu corpo não varie muito durante a entrada ou a saída de calor. Quando a temperatura do ambiente ultrapassa determinados valores ou quando o nosso corpo esquenta por causa da realização de um exercício físico, as glândulas sudoríparas eliminam suor. A água contida no suor evapora e leva consigo o calor dapele e do sangue abaixo dela, o que impede que a temperatura do corpo se eleve muito.

2.Os sais minerais: aparecem de três maneiras no organismo: dissolvidos na forma de íons na água do corpo; formando cristais, como o carbonato e o fosfato de cálcio, presentes no esqueleto; e combinados com moléculas orgânicas, como o ferro na molécula de hemoglobina, o magnésio na clorofila e o cobalto navitamina B12.

3. Glicídios: A energia que um ser vivo utiliza em suas atividades ( formar suas células, movimentar-se, produzir calor, etc.) provém da oxidação do alimento ( respiração celular), principalmente dos glicídios ( também chamados de carboidratos ou açúcares), que são oxidados mais facilmente, mas as proteínas e os lipídios também podem ser usados com esse objetivo. A exceção do mel,...
tracking img