A familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A FAMILIA CONTEMPORÂNEA

A FAMILIA CONTEMPORÂNEA :

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4

3CONCLUSÃO.......................................................................................................... 8

4 REFERÊNCIAS....................................................................................................... 9


1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre a família contemporânea e as inúmeras mudanças da estrutura familiar .
Os momentos históricos e os contextos, ao se modificarem, impõem transformações aos seres humanos e no quediz respeito ao âmbito familiar, assistimos assim várias mudanças com relação à família, seja em seu interior ou em sua relação com a sociedade. Ao longo desse processo, a estrutura familiar passou por muitas transformações sociais, culturais e políticas. Essas características da época fizeram com que aparecessem famílias diferentes do modelo tradicional formada por pai, mãe e filhos.
Emrelação à organização interna da Família Brasileira , conta-se que as separações e divórcios adicionam um grau de complexidade na média em que crescem os recasamentos, com tendências para a variação nos diversos tipos de “Arranjos Familiares”, impulsionando assim a necessidade da Legislação incorporar as mudanças em relação às Uniões Consensuais.
Essas inúmeras mudanças sociais pelas quais passamosnos levam a repensar a família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual.
2 DESENVOLVIMENTO
Há algumas décadas a família era composta por pai, mãe e filhos, e não se podia pensar de uma maneira diferente. O pai provedor, a mãe cuidando da casa, do bem-estar do marido e dos filhos, e os filhos se inseriam nessa realidade inquestionável, tornando-se adultos ao molde dos pais e quem fugisse àregra seria visto com certo preconceito.
Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando, e muitos valores são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercado de trabalho, se ocupando de diversas coisas além da casa, dos filhos e do marido. O homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir com mais liberdade seus afetos, seus sentimentos.Pode compartilhar, como a mulher, de atividades que antes eram tidas somente como pertencentes ao sexo oposto.
E assim, a família como um todo se transforma. O casamento, antes considerado necessário e algumas vezes obrigatório, perde sua força. Muitas são as famílias separadas, onde os pais são apenas namorados, se encontrando apenas quando querem. Muitos são também os filhos de produçãoindependente, outros, filhos de pai ou mãe solteiros ou pais separados. Muitas são as avós que se tornam mães de seus netos. E estes são apenas alguns exemplos. A sociedade já não se assusta mais com essa alternância de costumes e valores.
Esta transformação das relações familiares na contemporaneidade, é ampla e rica em conseqüências, pois implica na reelaboração da intimidade de homens e mulheres, quesão os protagonistas das novas relações vivenciadas, tanto no cotidiano do casamento e da família quanto fora do espaço institucional desta, nas relações afetivo-sexuais de uma maneira geral.
A família contemporânea é uma instituição democrática, horizontal, na qual o poder está descentralizado e repartido entre seus membros.
A vida familiar se modifica e a tendência é de uma diminuição naconfiguração e uma maior diversidade nos arranjos domésticos e familiares.
As novas configurações familiares existentes em nossa sociedade são: Família Nuclear - pai, mãe e filhos; Famílias Reconstituídas - aquelas que são formadas, por casais que trazem filhos do primeiro casamento; Casais sem filhos por opção - os indivíduos priorizam sua vontade de satisfação pessoal. Ex. desenvolvimento da...
tracking img