Faculdade ipiranga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência da mídia na sexualidade do jovem:
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2006, 5(especial):109-117

A interferência da mídia, no qual o termo, segundo Betti (1997),significa o conjunto de meios de comunicação de massa existente em nossa sociedade, em geral, principalmente da televisão, na vida cotidiana do adolescente, tem se tornado um grande veículo informativoacerca da sexualidade.
Pesquisas mostram que os jovens e adolescentes de 12 a 17 anos têm consumido mais bebidas alcoólicas e cigarros seja em casa, em bares ou casas noturnas do que as geraçõesde seus pais; têm namorado mais livremente e como resultado, têm relações sexuais mais cedo, em que meninas têm sua primeira experiência sexual entre 15 e 17 anos e os meninos entre 13 e 14 anos e têmse vestido como a moda apresenta, no qual, na maioria das vezes, são roupas utilizadas nas novelas e seriados dedicados a esse público alvo.
Com relação à sexualidade, uma das principaisinfluências na vida do adolescente é a televisão. Os jovens de 4 a 17 anos assistem, em média, 3,5 horas por dia.
Os jovens e adolescentes passam grande parte do seu dia assistindo televisão, sendomuitas vezes programas recheados de cenas sexuais, violência, conflitos familiares, e isso corrobora para que o jovem construa imagens distorcidas e valores conflitantes.
Observa-se, então, que asexualidade está relacionada com os valores e o contexto cultural que o adolescente está inserido, e diante disso, a preocupação que surge é que tipo de cultura está subsidiando o adolescente nos diasatuais e que tipo de sexualidade está inventando para inserir-se em sua época (CARIDADE, 1999).
Debord (1998) aponta que:
O adolescente está inserido numa sociedade do espetáculo, onde a vidaé pobre e os indivíduos são obrigados a contemplar e consumir passivamente imagens de tudo o que lhes falta na vida real. A mídia tem se tornado poderosa pelo gigantismo das imagens. Hoje, o jovem...
tracking img