Trabalhado adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO CENECISTA FREDERICO MICHAELSEN
[pic] [pic]

O TRABALHO ESCOLAR: uma iniciação às normas da ABNT

NOVA PETRÓPOLIS
2007

APRESENTAÇÃO

Este manual visa orientar a padronização dos trabalhos escolares feitos pelos alunos do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas -(ABNT), ensaiando-os e incentivando-os à pesquisa em diversas fontes, meios e formatos.
O TRABALHO ESCOLAR
Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos, passo-a-passo, como organizar cada uma dessas etapas.

Primeiro passo: a pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto deinformações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.

a) Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio deuma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.

b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornaisdiferentes.

c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta pra assuntos que exijam atualidade de informações. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.

d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligadosentre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da biblioteca da sua escola ou da sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.

[pic]

Segundo passo: a redaçãoFeita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, podem-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.

Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existemalgumas recomendações úteis.
a) Quanto ao conteúdo:
• Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
• Organize o material pesquisando, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
• Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
• Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.b) Quanto à forma
• Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica mais ”arejado” e a leitura, mais fácil.
• Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
• Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
• Sublinhe ou destaque em um quadro osassuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
• Faça a paginação das folhas.
• Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
• Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.

[pic] [pic]

A apresentação do trabalho

Há inúmeras maneiras de apresentar um...
tracking img