Excesso de peso nas mochilas escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidado com o excesso de peso
das mochilas escolares

No início de volta às aulas, um assunto que deve preocupar pais de filhos em idade escolar - e até mesmo de adolescentes - é o excesso de peso carregado pelos alunos nas mochilas.

Todos os dias as crianças carregam muito mais peso do que é recomendado, ou seja, para crianças na pré escola, 5% de seu peso e 10% do peso de um aluno doprimeiro ou segundo grau.

Quem alerta para esse problema é Maria Helena de Souza Orlando, fisioterapeuta e Presidente da Associação Brasileira de Rolfing. Ela dá também algumas dicas para minimizar o problema.

Os principais pontos abordados nesta entrevista são:

> Os problemas de saúde vão sendo adquiridos ao longo do tempo

> Aspas: "...o corpo vai adquirindo uma deformação aos poucos eesse é o grande problema, pois isso pode fazer inclusive uma deformação óssea..."

> O que o excesso de peso na mochila pode causar no médio prazo e na vida adulta

> Quais problemas podem ser causados

> Mochila com rodinhas resolvem o problema?

> Quais os erros mais comuns cometidos por pais e filhos

> Quem deve fiscalizar e ficar em cima para evitar o excesso de peso

Dicas paraminimizar o problema
1 - Investir em uma mochila de qualidade, mais leve, com vários compartimentos

2 - Comprar uma mochila que tenha vários ajustes

3 - Ficar com a mochila nas costas somente enquanto está andando

5 - Orientar para que as crianças não fiquem com a mochila enquanto praticam esporte como futebol, corram ou fiquem paradas muito tempo com ela nas costas.http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/sem+fiscalizacao+leis+sobre+peso+de+mochilas+sao+desconhecidas/n1237985582578.html
Saiba se o peso de sua mochila está correto
Especialistas recomendam que estudantes carreguem até 10% do peso corporal para não terem problemas de postura
Livros, cadernos, pastas, lanche. Só com itens básicos, a mochila do estudante já adquire um bom peso. Somada a outros materiaiscomo objetos eletrônicos, brinquedos e roupas, o peso pode ultrapassar o recomendado por fisioterapeutas e ortopedistas e se tornar um potencial problema de postura e até de coordenação motora.

Segundo especialistas, o ideal é que os estudantes (crianças e adolescentes) carreguem até 10% do próprio peso. “A mochila deve ter duas alças, estar acima da linha da cintura e ser levada sempre nascostas”, alerta Luiz Eduardo Carelli, especialista do Centro de Tratamento das Doenças da Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Postura correta na infância significa menos problemas na vida adulta, avisa a fisioterapeuta e professora Susi Fernandes. “É importante apresentar medidas de educação postural para as crianças para evitar que elas se transformem em adultosproblemáticos”, destaca a autora da tese de mestrado “Os efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental”, defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também
Sem fiscalização, leis sobre peso de mochilas são desconhecidas
Estudantes têm dificuldades para manter peso ideal de mochilas

Por ser o eixo desustentação do nosso corpo, a coluna também é responsável pelos movimentos psicomotores, como a escrita e a coordenação motora, essenciais na fase da alfabetização. Susi conta que muitas crianças sentem dores nas costas, ombros e braços, causadas pela postura incorreta. “Se o eixo estiver desalinhado, haverá sobrecarga nos braços”, ressalta a professora de fisioterapia da Universidade PresbiterianaMackenzie.

Na educação infantil e no ensino fundamental I (1º ao 5º ano) é mais fácil controlar o peso da mochila. Pais e professores estão atentos e fiscalizam o que as crianças carregam. Depois fica mais difícil, pois pré-adolescentes e adolescentes não permitem tanta vigilância. “É nesta fase que os problemas posturais ficam mais sérios”, aponta Susi.

Carelli recomenda arrumar a mochila...
tracking img