Exercicio economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01
Um dos objetivos do estudo da ciência econômica da ciência e analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
Explique o conceito acima e demonstre como a ciência econômica pode contribuir para melhorar o dia a dia da sociedade como um todo?
Na antiguidade, podemos dizer na época do mercantilismo a visão econômicaera diferente da atualidade, a ciência econômica tem se inovado gradativamente, sendo uma das principais áreas para o crescimento do capital para as populações. Pois ela consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços, itens de principais relevância para o desenvolvimento econômico das populações, sendo assim através desta ciência que podemos  ter uma sociedade mais estável onde oíndice de fome venha ser  o menor possível, também a taxa de desemprego mais baixa ,por que a sociedade deseja de forma geral um patamar controlado pois é isto que a ciência econômica oferece e estuda, tenta ao máximo amenizar a desigualdade social, trazendo consigo métodos de avanço econômicos.
Questão 02
Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e pra quem produzir)originam-se da escassez de recurso?
Com os recursos limitados, surge a necessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, não haveria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir.

Questão 03

Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção?
Bens de capital são utilizando nafabricação de outros bens, mais não se desgastam totalmente no processo produtivo. É caso, por exemplo, de maquinas equipamentos e instalações. São usualmente classificados no ativo fixo das empresas, e uma de suas características é contribuir para a melhoria da produtividade da mão de obra.
Bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humana.
De com sua durabilidade,podem ser classificados como duráveis por (exemplo geladeiras fogões, automóveis) ou como não duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias – primas e componentes).
Fatores de produção (salários, juros, aluguéis lucros). No mercado de bens e serviçosdetermina-se o que e quanto produzir; no mercado de fatores de produção, decide- se
para quem produzir. A questão de como produzir é decidida no âmbito das unidades produtoras.

Questão 04
Aponte os elementos básicos que compõem um sistema econômico e demonstre as diferenças entre os sistemas econômicas vigentes atualmente no mundo?
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
*Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia.
* Complexo de unidade de produção; constituídos pelas empresas.
* Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Questão 05
O que mostra acurva de possibilidade de produção? Exemplifique
Mostra a capacidade máxima da sociedade supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.


Questão 06
Explique o conceito de riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
O Para os mercantilistas a riqueza estava nas mercadorias. Continha alguns princípios de como fomentar o comércioexterior e entesourar riquezas, o acúmulos de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava - se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Já para os fisiocratas nas terras cultiváveis. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural...
tracking img