Exercicios de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios – Noções básicas de Economia
1. Com Lionel Robbins, em 1932, surgiram os elementos fundamentais das definições contemporâneas da economia: 1. Escassez de recursos; 2. Escolha de fins; e3. Necessidades humanas ilimitáveis. Explique cada um desses elementos e dê uma definição de economia que os leve em consideração.
2. Diferencie proposições positivas de proposições normativas. Dêexemplos, se possível relacionados à economia.
3. É correto afirmar que o emprego e a acumulação de capital só passaram a ocorrer com a Revolução Industrial do século XVIII? Justifique sua resposta.4. A cidade de São Paulo consome diariamente perto de 23 mil toneladas de gêneros alimentícios básicos, entre hortaliças, frutas, cereais, carnes e pescados. Sem que nenhum organismo de planificaçãoestabeleça as atividades de cada produtor e daqueles que se encarregam da distribuição dos produtos, qual a força que os impulsiona? Como podem operar harmoniosamente? Por que a paralisação doabastecimento não passa de uma hipótese remota? De que instituição provêm as “ordens” para os milhares d produtores e distribuidores?
5. Qual sua posição em relação à clássica observação de Adam Smith: Não éda benevolência do açougueiro, do fabricante de cerveja e do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da atenção que eles dedicam a seus próprios interesses. Você daria preferência a um sistema em que,eliminados os incentivos da procura do interesse próprio, todo o processo econômico viesse a ser comandado por centrais de planejamento controladas pelo governo?
6. Os fluxos reais e fluxosmonetários representam um modelo simplificado do funcionamento da economia, represente e explique:
7. Qual pensador econômico defendeu a intervenção do Estado na economia no contexto de ciclos econômicosdesfavoráveis:
a) Keynes b) Marx c) Smith d) Malthus e) Quesnay
8. Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
9. Defina bem econômico. Porque é que os...
tracking img