Eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8
1. HISTÓRIA DO TURISMO 10
1.1 ORIGEM DOS EVENTOS 11
1.2 CONCEITUAÇÃO DE TURISMO E EVENTOS 13
1.3 CLASIFICAÇÃO DE EVENTOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE 15
1.4 TIPOLOGIA DE EVENTOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE 17
2. COMO PLANEJAR O EVENTO 20
2.1 COMO ORGANIZAR UM EVENTO 21
2.2 FAZES DA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO 25
2.3 OPERACIONALIZAÇÃO DE UM EVENTO 30
Concepção: 32Planejamento: 33
Preparação: 36
Realização 37
Avaliação e Melhorias Contínuas 39
3. ESTUDO DE CASO – VI SEMANA DO TURISMO – UNIPINHAL 41
3.1 PLANEJAMENTO DA SEMANA DO TURISMO 2007 - UNIPINHAL 41
3.2 - AÇÕES PARA EXECUSSÃO DO PLANEJAMENTO 44
3.3 - REALIZAÇÃO DO EVENTO ESTUDADO 48
CONCLUSÃO 51
BIBLIOGRAFIA 52

1. HISTÓRIA DO TURISMO

O Segmento de Mercado chamado Turismo, abrange inúmeras áreasde atividades, porém neste trabalho abordaremos uma em especial, que vem crescendo e ganhando espaço rapidamente, o Turismo de Eventos, limitando-se ao de pequeno e médio porte.
A história do Turismo esta diretamente ligada á história dos Eventos como podemos observar no trecho de Rejowski a seguir:

A história do Turismo esta diretamente ligada á história dos Eventos isto porque em 776 a.C.aconteceram os primeiros jogos Olímpicos dedicados a Zeus, que a cada 4 anos reuniam um grande fluxo de viajantes na Grécia. Neste evento esportivo primitivo havia uma organização bastante interessante com uma programação extensa que reunia cerimônias religiosas, sacrifícios, discursos feitos pelos filósofos, recitais de poesia, paradas, banquetes e celebrações pelas vitórias conquistadas.(REJOWSKI, 2002, p.20)

O Turismo Moderno e estruturado ainda não fazia parte da história, mas esta migração de pessoas para presenciar um evento foi com certeza uma forma de Turismo de Eventos.
Um fato que também mostra o Turismo voltado para os eventos é o início do Turismo Moderno que contou com Thomas Cook que estabeleceu as bases do turismo, sendo considerado por vários estudiosos como o primeirooperador profissional, o fundador das agencias de viagens ou ainda, o pai do Turismo Moderno. (REJOWISK, 2002)

Segundo Witney (1997), num quente dia de verão de 1841, quando viajava para um encontro de temperança em Leicester, teve a idéia de alugar um trem a fim de levar os fiéis de sua igreja para esse tipo de encontro. As tarifas, mesmo para pequenas distâncias, ainda eram altas para osmembros da Harborough Temperance Society, que na sua maioria eram trabalhadores. Thomas Cook persuadiu então os donos da Midland Counties Raí-Iway a oferecer tarifas reduzidas em troca da arregimentação de um substancial número de passageiros. E assim, em 5 de julho daquele ano, Cook alugou um trem para transportar 570 pessoas de Leicester a Loughborough, em viagem de ida e volta, que custou um xelimpor pessoa, para assistirem a um congresso antialcoólico. (REJOWISK, 2002, p.53 apud Witney,1997 ).

Com este trecho histórico, concluímos que o primeiro interesse turístico das 570 pessoas, foi um evento do tipo congresso, que embora com alguns problemas como se arriscar em trilhos precários e em vagões abertos aconteceu por mais quatro vezes.
Voltando para a atualidade, hoje alguns eventosnão atraem apenas 570 pessoas, eles alcançam público aos milhares, e com certeza exigem um planejamento e uma execução minuciosa e perfeita, afinal um evento acontece ao vivo para quem participa.
Embora este trabalho não abranja eventos de grande porte, o sistema de planejamento e de operacionalidade serve para todos como um padrão, alguns com um maior número de atividades e outros com menos, que éo caso dos Eventos de Pequeno e Médio porte.
Quando falamos em planejamento e operacionalidade lembramos de responsabilidades e é estas que geralmente são designadas a equipe de organização do evento. Este trabalho levantará informação que explique e exemplifique estas funções fundamentais para o bom desempenho de um Evento.

1.1 ORIGEM DOS EVENTOS

Neste capítulo trataremos da origem...
tracking img