Trabalho comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende apresentar os conceitos do nosso aprendizado como desenvolve e atua uma equipe e seus tipos. Conhecer, com maior precisão, as principais características de uma equipe eficaz. Perceber as vantagens que a equipe oferece quando comparada ao desempenho de um individuo que prefere a individualidade.
Nosso trabalho também tem a finalidade de identificar os tiposbásicos de equipe bem como suas características e conhecer a equipe virtual que surgiu nessa nova era, ou seja, na atualidade e que está em grande expansão do novo século: sua virtualidade.
Portanto com o foco na busca de um resultado racional e otimizado levando em conta os objetivos de todas as partes, bem como uma explicação e uma visão sistêmica de alguns autores que foram pesquisados.Concluímos a importância de um individuo sempre estar em equipe tanto no mercado de trabalho como na sua vida pessoal.
Há sempre muitas oportunidades de melhorias e, quanto maior o número de pessoas pensando criativamente e em equipe, maiores as chances de se colher idéias realmente inovadoras. A experiência demonstra que as pessoas que estão na linha de frente, são aquelas que estão em melhor posiçãopara identificar as oportunidades de melhorias e desenvolver soluções práticas e inovadoras, como também um pensamento único desenvolvido de forma grupal.
Assim, desenvolver a capacidade criativa de sua equipe e orientá-la na solução de problemas relevantes é uma atitude inteligente e altamente compensadora e alcançar um resultado satisfatório.

DESENVOLVIMENTO

O que é equipe?
“Quandofalarmos em equipes, estamos efetivamente falando de um tipo de grupo de trabalho que já apresenta características mais aprimoradas”. Segundo Paulo R. Motta.”
* Um grupo formal significa a interação semiprogramada entre duas ou mais pessoas para atingir objetivos que normalmente não alcançariam isoladamente. A designação das tarefas e as interações programadas são as partes formal do grupo, e asinterações não programadas são as informais onde se formam alianças, apatias e rejeições.
* Um grupo informal se desenvolve a partir das atividades diárias, das interações e sentimentos de seus integrantes com o propósito de satisfazer suas necessidades sociais. Ex: Um grupo de amigos.

É quando duas ou mais pessoas se juntam visando a obtenção de um determinado objetivo. Em uma equipe se faznecessário que um dos integrantes tome a frente do grupo, geralmente isso ocorre com a pessoa que tem mais experiência e mais conhecimentos para compartilhar com a equipe.
Para se chegar ao objetivo da equipe é necessário que as pessoas que integram a equipe façam cada uma seu papel, cumprir com suas responsabilidades em tempo, focar no seu objetivo sem esquecer do total, compartilharconhecimentos e experiências, ajudar, apoiar e motivar a equipe.
As empresas de hoje estão procurando se encaixar no mercado, procurando se adaptar às exigências que o mesmo proporciona.
Utilizar uma equipe de trabalho para fazer isso é um passo muito importante para o progresso de uma empresa, pois com várias idéias para o negócio fica mais fácil competir com as outras empresas.
O trabalho em equipe jáé uma opção usada por quase todas as empresas hoje em dia, portanto, tem que ter algo para ser o diferencial e o que é necessário hoje é a pessoa ter atitude. A atitude é desenvolvida individualmente, por isso o sucesso de uma equipe está diretamente relacionado à atitude de cada membro da equipe.
Portanto, os ingredientes necessários para sucesso de uma equipe é conhecimento, habilidade eatitude.
Tipos de equipes
Dubrin (2003) relaciona cinco tipos representativos de equipes: auto geridas, multifuncionais, de alta gerência, grupos de afinidades e equipes virtuais.
Equipes Auto Geridas
São grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente ao supervisor. As responsabilidades da “auto-gestão” incluem: planejamento e cronograma de...
tracking img