Trabalho de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é conseqüência da natureza humana; é uma conseqüência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.
Douglas McGregor, in The Professional Manager


Em geral, nós podemos dizer que a teoria administrativa podebasicamente salientar dois produtos, duas conseqüências: uma é a produtividade econômica, a qualidade dos produtos, o lucro, etc.; a outra, é o produto humano, isto é, a saúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção à auto atualização, seu crescimento em segurança, pertencimento, lealdade, habilidade pra amar, auto respeito, etc.
Abraham Maslow,in Maslow on Management



Comportamento organizacional em tempos de mudança.


Uma boa pergunta, antes de iniciarmos o estudo do comportamento organizacional, é se vale à pena estudar esta área. Hoje ninguém duvida de que as organizações necessitam conhecimentos de finanças, marketing e produção, só para exemplificar algumas áreas, para terem êxito em suasatividades. Mas por que comportamento organizacional? Qual sua importância na performace das empresas? Se uma empresa tem um produto razoável bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha força de trabalho? A resposta a tal questionamento é: “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que passamos já no médio prazo lembrando sempre que asorganizações são as pessoas que nelas operam, é à força de trabalho das pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade.
E é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta a área coberta pelo chamado Comportamento Organizacional.
Derek Pugh, um dos conhecidos autoresingleses nesta área, define comportamento organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
Arriscaríamos uma outra definição, a do professor John Ivancevich, com algumas modificações de nossa parte e que acreditamos mais completa e elucidativa.
O comportamentoorganizacional preocupa se com o estudo do comportamento, das atitudes dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange sua eficiência, eficácia e efetividade.Comportamento Organizacional




Estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações;


Dificuldades enfrentadas pelos administradores dentro das organizações:


Falta de habilidade de comunicação dos chefes;


Falta de motivação dos funcionários;


Conflitos entre os membros das equipes;


Resistência dostrabalhadores a mudanças e à reorganização da empresa...




Desempenho dos Funcionários




Produtividade: preocupação com a quantidade e a qualidade dos resultados obtidos individualmente pelos funcionários;


Absenteísmo: compromete a produtividade;


Rotatividade: aumento de custos e podem trazer pessoas menos experientes para a empresa;Cidadania Organizacional: ajudar os colegas nas equipes, oferecer-se voluntariamente para tarefas extraordinárias, evitar conflitos desnecessários e elogiar o trabalho do grupo e da empresa;


Satisfação no trabalho:


Ligação entre satisfação e produtividade;


Negativamente relacionada ao absenteísmo e à rotatividade;


Responsabilidade humanística em oferecer empregos...
tracking img