Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:

EMPOWERMENT

O PODER DE CADA UM É RESPONSABILIDADE DE TODOS.

1. INTRODUÇÃO
Uma das grandes tendências em relação às ferramentas utilizadas na gestão de pessoas é o uso do empowerment.
Segundo Araujo (2001), “é o fortalecimento ou criação de poder decisório dos indivíduos da empresa.”
As ferramentas de gestão organizacional passaram a considerar que os indivíduos necessitam deum tratamento especial e individualizado quando ocorrem mudanças na estrutura organizacional, pois estas trazem reflexos na produtividade dos funcionários, gerando um clima de tensão, intranqüilidade e incerteza, surgindo dessa forma, os medos e as frustrações, o que pode resultar em resistência a qualquer alteração por parte do colaborador e baixa produtividade. Por isso, cabe aos líderesrealizar um trabalho em conjunto com a sua equipe, deixando-as informadas acerca de qualquer tipo de mudanças e novidades inesperadas que porventura possa ocorrer, a fim de evitar surpresas, impactos e insatisfações no grupo. Eles têm que estimular os funcionários a desenvolver e praticar o melhor que eles estão capacitados a realizar.
Contudo, podemos inferir que o potencial criativo associado aocapital cultural e intelectual de cada indivíduo fazem parte de uma das grandes forças da empresa, pela busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho. Assim, fica claro que as organizações dependem dos seus colaboradores, quando Araujo (2001) menciona ser necessário desenvolver ferramentas adequadas para um modelo de gestão que objetiva o poder para as pessoas, ou seja, um tipo de gestãodenominado empowerment.
Este termo é considerado um modelo revolucionário de gestão de pessoas, uma vez que se fundamenta na motivação de cada colaborador para obter resultados satisfatórios, amparado na necessidade de responsabilizar os indivíduos pelo próprio trabalho.
Lacombe (2005) entende que através do empowerment é dado algum poder às pessoas, a partir de um quadro de referências definidoe limitado, cujos resultados dependem do apoio da alta administração.
A partir dessa afirmativa, podemos dizer que existem condições específicas para que este tipo de gestão possa ser implantado. Dentre elas, referimos que é de suma importância o conhecimento acerca da missão, da filosofia e dos valores da empresa (Araújo, 2001), pois dessa forma, cada colaborador poderá trazer a suacontribuição para a melhoria do serviço de acordo com os objetivos da empresa. A esse tipo de modelo gestão caracteriza-se como de gestão participativa, onde são implementados programas que visem atender os seus objetivos.
Outra condição que devemos mencionar é estabelecer a responsabilidade entre os membros da equipe, avaliando suas ações, decisões e compromisso junto à empresa.
Porém, não podemosconfundir empowerment com delegação de tarefas, pois esta está vinculada a um estilo de gestão chamado ODS (Organizar, Delegar, Supervisionar), em que há uma participação branda, sem se traduzir em comprometimento e responsabilidade.

2. CONCEITO / DEFINIÇÃO
Empowerment, ou delegação de autoridade, é uma abordagem que se baseia na delegação de poderes decisórios, autonomia e participação dosfuncionários na administração das empresas.
O seu desenvolvimento na organização é analisado, avaliando o estágio evolutivo das áreas de gestão, da estrutura organizacional, das estratégias competitivas, da gestão de recursos humanos e da qualidade.


Vale destacar que não existe um termo único em português para o significado de empowerment. Na língua inglesa significa “the process of givingsomebody the power of act” (Oxford Advanced Learner’s Dictionary, 1995) que traduzindo para o português quer dizer “O processo dá aos funcionários o poder de ação”.
O empowerment parte da idéia de delegar poder, liberdade e informação às pessoas, permitindo a tomada de decisões e a participação ativa dos colaboradores na organização.
Utilizar equipes autodirigidas, adotar sistemas orgânicos de...
tracking img