Etica e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA MECÂNICA

ALUNOS: CLEBISSON ELOI DE PAULA RAMIRES CARVALHO FERREIRA

ÉTICA E CULTURA

CORONEL FABRICIANO

2º SEMESTRE/2011
1

ALUNOS: CLEBISSON ELOI DE PAULA RAMIRES CARVALHO FERREIRA

ÉTICA E CULTURA

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do UNILESTEMG, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Filosofia.

Profª. Sônia M. T. XavierCORONEL FABRICIANO 2º Semestre de 2011
2

1. RESUMO O mundo que resulta do pensar e do agir humanos não pode ser chamado de natural, pois se encontra transformado e ampliado por nós. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores já dados, onde ela vai se situar. A língua que aprende, a maneira de sealimentar, o jeito de se sentar, andar, correr, brincar, o tom da voz nas conversas, as relações familiares; tudo enfim, se acha codificado. Até na emoção, que nos parece uma manifestação tão espontânea, ficamos à mercê de regras que educam desde a infância a nossa expressão. Todas as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedade resultam da maneira pela qual são organizadas as relaçõesentre os indivíduos. É por meio delas que se estabelecem os valores de conduta que nortearão a construção da vida social, econômica e política. Palavras-chave: Cultura, Valores, Sociedade.

2. ABSTRACT The world that results from human thinking and acting can not be called natural, as it is transformed and extended by us. The world is a cultural system of meanings already established by others, sothat at birth the child finds the world of values already given, where it will be located. The language you learn, the way you eat, the way to sit, walk, run, play, the tone of voice in conversation, family relations, all in short, if you think encoded. Even in emotion, an expression that seems so spontaneous, we are at the mercy of rules that educate our children from the expression. Alldifferences in the modeled behavior in society result from the way they are organized relations between individuals. It is through them that establishes the values of conduct that will guide the construction of social, economic and political.

Keywords: Culture, Values, Society.

3

SUMÁRIO 1. RESUMO………………………………………………………………………………….3 2. ABSTRACT………………………………………………………………………………3 3.INTRODUÇÃO………………………………………………………...…………………5 3.1. ÉTICA……………………………………………..………………………………...5 3.2. CULTURA………………………..……………………………………..…..………5 3.2.1. CULTURA E DIVERSIDADE……………...…………………………………....6 3.2.2. CULTURA E SOCIEDADE…….………………………………..………………8 3.2.3. O QUE SE ENTENDE POR CULTURA.......................................................9 3.2.4. ENTÃO O QUE É CULTURA.....................................................................10 4.CONCLUSÃO………………………………………………………………………..…13 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………...14

4

3. INTRODUÇÃO 3.1. ÉTICA Ética vem do grego ethos, que tem o significado de “costume”. A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção deser humano tomada como ponto de partida. A fim de garantir a sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre os indivíduos. É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Em função da adequação ounão à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral. O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as exigências das condições nas quais as pessoas se organizam ao estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho. O ato moral é complexo na medida em que provoca efeitos não só na pessoa que age, mas naqueles que...
tracking img