Estudo dirigido ester

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Explique o Título do texto: O privado contra o costume.

O texto fala dos núcleos familiares e grupos sociais que tem suas regras e costumes definidos mediante o coletivo. O certo, errado,direitos, deveres, apreciável e o que era passivo de punição, eram todos definidos rigidamente pela sociedade e, em menor escala, grupos ou famílias. Em pauta no livro, a forma como o casamento era tratadoem tempos passados, sendo a mulher uma espécie de objeto a ser escolhida e adquirida pelo homem, é mais um exemplo de como os costumes e regras eram parâmetros rígidos e largamente presentes nasociedade daquela época, configurando a vida privada e individual menos importante, desconsiderada, em muitos casos. Modificações na estrutura social foram possíveis após a Revolução Francesa, onde oindividualismo, assistido pela nova mentalidade comercial e o acúmulo de capital, sobrepujou os antigos costumes. O que era certo e errado, idéias que agora eram regidas e compreendidas pelas leis,abandonaram os velhos costumes, adequando ao novo tipo de sociedade pós-Revolução.

2- Quais tensões podemos observar no universo jurídico do período da transição?Por que essas tensões estão ligadas aimposição de uma nova forma de controle social?

“Liberté, Egalité, Fraterninté, ou La Mort!”. Foi com esses ideais que a burguesia com o apoio popular, e um cenário a onde as autoridades não estavam com“crédito”, fizeram a Revolução Francesa. Com a pressão imposta o judiciário criou a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” diminuindo os privilégios dos nobres, e dando aos homens comunsseus direitos “naturais”. E com essa declaração fica claro com as tensões influenciaram o judiciário, uma vez que o estado era absolutista, sendo assim somente o rei e a nobreza tinhamdireitos/privilégios, passou a ser República, aonde o coletivo se tornou prioridade e a nobreza perdeu bastante o seu poder.

3- Quais mudanças são introduzidas com a criação do novo código penal francês no século...
tracking img