Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADES PLÁSTICAS:

EQUILÍBRIO: É a harmonização das diferentes forças visuais, ou seja, nenhum elemento pode parecer mais "pesado" que o outro. Todos eles devem possuir a mesma "força", chamar a mesma quantidade de atenção, sem que uma parte do quadro - por exemplo - capte mais a visão do observador. Para que uma imagem seja equilibrada, deve-se levar em consideração a interação entre osdiversos elementos visuais, em especial: tamanho, cor e forma. Tomemos como exemplo um quadro que tenha as cores azuis e vermelhas. O vermelho é muito mais chamativo ("pesado") que o azul, para equilibrar o quadro, seria necessário uma área azul muito maior que uma área vermelha. Obs: para se formar um equilíbrio estático, utiliza-se a simetria. Para se formar um equilíbrio dinâmico deve-seponderar as forças de cada figura.


HARMONIA: Relaciona-se à beleza, à proporção e à ordem da figura. Um quadro harmônico é aquele que é agradável aos olhos: as cores se completam e cada elemento na imagem - distribuídos de determinada forma - parece se completar com o outro - como se separadamente não fossem nada, mas juntos formam o belo.


PROPORÇÃO: Proporção é a relação entre uma parte daimagem com outra. Uma delas pode ser mais alta, mais magra, mais baixa, ocupar mais espaço, etc. Baseia-se em um elemento como ponto de partida e, a partir dele, compõe-se o resto da figura. Uma figura desproporcional é aquela que apresenta dimensões muito diferentes das outras apresentadas - chegando a ficar fora da realidade. O Homem Vitruviano, de Da Vinci, é um exemplo de proporção - baseadoem estudos. Exemplo: um pé é a largura de quatro palmos. Um palmo é a largura de quatro dedos. A distância do cotovelo ao fim da mão é um quarto da altura de um homem...


RITMO: É a idéia que o quadro passa de movimento harmonioso no espaço e tempo. Transmite a idéia de que o fluxo do quadro se repete em determinados períodos, num ciclo.


UNIDADE: A unidade em uma comunicação visual tem,inicialmente, valor estético, pois a unidade que é estabelecida entre as figuras cria uma estrutura que, pode-se dizer, é muita próxima à estrutura da rima em uma poesia. Além disso, a unidade entre figuras pode adquirir diversos outros significados. Por exemplo, em uma publicidade, se uma personagem de status usa uma roupa da mesma cor que o frasco do produto que está sendo vendido, pode haveruma transferência do valor da personagem ao produto, através do vínculo cromático que se estabeleceu entre ambas.






















MUSICA

INSTRUMENTOS DE CORDA: é instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada.

- O estudo dos instrumentos de corda está baseado na teoria das ondasestacionárias, ou seja, na freqüência das ondas sonoras que as cordas emitem.

- Se duas cordas possuem a mesma densidade e comprimento, a que sofrer maior tensão produzirá notas mais agudas. Cordas mais longas produzem notas mais graves que as mais curtas. Cordas mais grossas (com maior densidade linear) produzem notas mais graves que as mais finas. Os instrumentos utilizam variações dessascaracterísticas para definir a freqüência fundamental de cada corda. Há instrumentos em que todas as cordas têm o mesmo comprimento, mas a tensão e espessura variam como a guitarra. Em outros todas as cordas têm a mesma espessura e somente o comprimento e a tensão variam, como em algumas liras e cítaras.

- Há uma grande variedade de formatos, tamanhos, quantidades de cordas e maneiras de executarinstrumentos de cordas, mas o que todos têm em comum é que as cordas são estendidas entre dois pontos de apoio e tensionadas de modo que a maior parte do seu comprimento fique livre para vibrar.


INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO: Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de...
tracking img