Estudo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro para elaboração de estudo de viabilidade econômica


1. Caracterização da empresa
1.1. Identificação
1.1.2. Localização
A propriedade denominada “Fazenda Sossego” localiza-se no município de Caracol, na rodovia BR267 MS 11 km S. A partir do município de Jardim segue 54 km na rodovia BR267 em direção ao município de Porto Murtinho. Passado a distanciavirar a direita e percorrer mais 24 km chegando até a entrada da fazenda Nossa Senhora Aparecida. Virar a esquerda neste ponto e percorrer mais 3 km.
[pic]


[pic]


1.1.2.1. Croqui de acesso à empresa


1.1.2.2. Mapa de localização da empresa


1.1.3. Histórico das atividades da empresa
A empresa surgiu com o intuito de melhorar as técnicas econhecimentos da propriedade, visto que a mesma tinha potencial para ser uma grande produtora de animais com qualidade elevada, conseguir uma maior lucratividade controlando os gastos e administrando corretamente os lucros do momento.
Inicialmente a propriedade trabalhava apenas com engorda de bovinos no sistema de pastejo contínuo, que segundo Morais (1995), é a forma mais primitivaempregada para o aproveitamento do pasto. Consiste em deixar que os animais pastejem durante todo o ano, ou durante vários anos na mesma pastagem. Porém esse sistema pode se tornar inviável sem o acompanhamento de profissionais especializados, pois, quando a pastagem é utilizada de forma contínua, sem que haja tempo para o restabelecimento de um nível mínimo de reservas através da fotossíntese, asplantas desfolhadas debilitam-se e acabam por desaparecer, cedendo lugar às espécies indesejáveis (Rodrigues e Rodrigues, 1987).
Havia também o cultivo de milho e de capim, em áreas diminutas da propriedade, que objetivavam alimentação dos animais, em formatos de rações ou silagens, respectivamente, em períodos onde a seca ou excesso de chuvas interferiam no ganho de peso e rendimento dosmesmos.


1.1.4. Evolução da produção
Analisando os rendimentos observou que existia a necessidade do aumento da produção, sendo de fundamental importância que alguns ajustes fossem feitos no plano de trabalho da propriedade, pois o que estava sendo produzido, já não era mais suficiente para saciar a alimentação dos bovinos.
Inicialmente foram feitas divisões na propriedadeobtendo-se pequenas áreas, para que o sistema de pastejo fosse modificado, passando nesse momento para o pastejo rotacionado que é caracterizado pela mudança periódica e frequente dos animais, de um piquete para o outro, de forma sucessiva, voltando ao primeiro após completar o ciclo da planta forrageira.
Essa mudança teve grande importância para o início do crescimento da produção, pois como controle inicial que o administrador obteve de manejar os animais de um local para o outro e de qual área escolher para colocar os animais ele percebeu que sua propriedade tinha potencial para crescer ainda mais.
Notou-se que sempre existia área em repouso e que seria possível a utilização delas para a implantação de novas fontes de renda. Sendo assim, buscando informações técnicas comprofissionais especializados, resolveu implantar um sistema de integração lavoura-pecuária, onde além de ter pastagem de melhor qualidade e maior aceitabilidade para os animais teria também produção de grãos destinados a alimentação utilizados como aditivos na ração animal.


1.1.5. Perfil do proprietário
1.1.5.1. Habilidades empresariais
O proprietário da fazenda possuiconhecimentos apenas adquiridos com a sua experiência de trabalho em campo, pela sua enorme capacidade de observação e pela busca incessante por novos conhecimentos principalmente por técnicas e conceitos que visam melhorar ainda mais a sua fazenda e produção.
Sem muita habilidade na área administrativa e conhecimento empresarial, existe uma equipe que presta este tipo de serviço ao...
tracking img