Estudo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: ESTUDO DE MERCADO

INTRODUÇÃO
Para servir os seus clientes de forma eficiente, o fornecedor deve estar certo de quais são as múltiplas necessidades do cliente, qual a melhor maneira de as satisfazer, e como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviços que oferece.
Tais são os objectivos dos estudos de mercado. Permitem reduzir o risco nas decisões de gestão; detectar problemase novas oportunidades de negócio, controlar e avaliar o grau de penetração de um produto (novo ou já existente) no mercado bem como a sua imagem e notoriedade. Abordagens semelhantes são também usadas em outras áreas de estudo: por exemplo, na medição de comportamentos e atitudes do público em relação a aspectos sociais, políticos ou outros, elaborados a pedido do Governo ou de organismospolíticos, dos media ou de instituições académicas.
Este trabalho foi realizado no contexto do conhecimento e análise de mercado, e tem como principal intuito, a explicação de como se preparam e realizam estudos de mercado.

DESENVOLVIMENTO
O que são estudos de mercado
O estudo do mercado surgiu no seguimento da Revolução Industrial, Revolução esta que causou uma transformação de um mercado devendedores, para um mercado de compradores.
Assim, segundo Philiph Kotler: “Um estudo de mercado consiste no processo sistemático de recolha, análise e divulgação de dados e informações, relevantes para uma situação específica, que uma empresa enfrenta.”
Já para John Webb: “um estudo de mercado é um conjunto de ferramentas de análise, avaliação e medida, que procuram reduzir a distância entre ofabricante de um produto e o consumidor; primordialmente, através do fornecimento ao fabricante de informação pertinente relativa ao consumidor.”
Sendo que Thomas Kinnear, afirmou: “Um estudo de mercado é uma abordagem sistemática e objectiva do desenvolvimento e fornecimento de informação para o processo de tomada de decisão em Marketing.”
Talvez das três definições acima descritas, estaúltima será a mais correcta para um Estudo de Mercado, já que existem 4 vocábulos que deverão estar presentes na definição de um Estudo de Mercado:
* Sistemático,
* Objectivo,
* Informação
* Tomada de Decisão.

Para que servem os estudos de mercado
os estudos de mercado são a par da publicidade e das relações públicas, um dos elementos de maior notoriedade do marketing.Sendo que são vitais para o conhecimento do comportamento não só dos clientes, mas também dos concorrentes da empresa.
Auxiliam a empresa, quando no mercado, a responder:
• A Alterações Previsíveis
• A Alterações Imprevisíveis
• A Alterações Resultantes do Acaso
os estudos de mercado podem ser realizados internamente ou externamente a uma empresa, mas em ambas as situações é cadavez maior o número de empresas que possuem alguém inteiramente dedicado a este assunto, sendo que daí se pode retirar a importância que este tipo de Estudos está a tomar na actualidade.
A partir de um Estudo de Mercado podemos, por exemplo:
- Determinar Características do Mercado;
- Medir a procura;
- Analisar a quota de Mercado;
- Analisar e prever as vendas da empresa, a curto e médioprazo;
- Analisar a actuação da concorrência;
- Analisar produtos, preços, publicidade…
- Identificar características da imagem da empresa;

Como se realizam ou implementam os estudos de mercado
Para Philip Kotler, são cinco as principais etapas de um processo de estudo de mercado:
* Definição do Problema e dos Objectivos do Estudo a realizar:
É necessária uma boa definição doproblema, sendo que o problema deve ser especificado ao pormenor. Partindo da definição do problema delineiam-se os objectivos para o estudo de mercado. Os Objectivos de um Estudo de Mercado, podem estar relacionados com o:
- Estudo do Consumidor
- Produto e/ou Embalagem
- Canais de Distribuição e/ou Comercialização
- Publicidade e/ou Acções Promocionais
- O Mercado em si mesmo

Durante a fase...
tracking img