Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCEDIMENTOS PSICOLÓGICOS –

ESTUDO DE CASO – ELABORAÇÃO DE ANÁLISE

Motivo da consulta: Dificuldades de aprendizagem em função do mau comportamento de Mariana nasala de aula (3ª série). Encaminhada pela Professora da 1ª série.

História da criança: A mãe ficou surpresa quando recebeu a notícia de que estava grávida. O partofoi difícil (cesariano) e Mariana foi amamentada até os dois anos de idade. A mãe a levava junto para trabalhar, pois a considerava muito pequena para ficar em casa. Saiudo emprego porque não permitiam que ela fosse com a criança.
Segundo a mãe, Mariana leva uma vida “normal” como as garotas da mesma idade, sem variações de rotina.Mariana não frequentou a pré-escola porque era de baixa estatura e poderia sofrer agressão, já que a escola mais próxima era “bagunçada” (Na época Mariana não mostrouobjeções). Já os seus irmãos foram à escola normalmente, pois “são meninos podem se defender melhor e sabem se proteger”.
No final, a mãe informa que Mariana dificilmente sealimenta, por isso quando esta pede tem que atendê-la depressa.

ANÁLISE:
*A mãe atende a todos os desejos da filha – interrupções durante a entrevista; pedido paracontinuar a entrevista em outro dia – perpetuando uma dependência que foi ocasionada pela própria mãe – “era muito pequena para ficar em casa”; “baixa estatura, poderiaser agredida”; “irmãos sabiam se defender (mais “capazes” que ela)”; “tenho que atender bem depressa”.
Talvez Mariana apresente este mau comportamento em sala de aulaporque não conheça limites ou negativas, fazendo coisas que não condizem com as regras da escola.
A mãe, por ter sofrido no parto, impede que sua filha também “sofra”.
tracking img