Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01- Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

R= As Organizações Globo se compõem de um grupo integrado de diversasempresas que operam em diferentes setores, as atividades da Organização, são apartadas em divisões autônomas, compostas por várias empresas. O grupo preza a produtividade e a eficiência empresarial, logo,se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão de problemas e das tarefas, reestruturação são efetuadas. A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e adivisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da altadministração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizadocaso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa. Cada alto gestor tem considerável autonomia para efetuar as modificações necessárias, desde que estas atendam aos objetivos decrescimento e melhoria nos serviços prestados pelas empresas.

02- Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce oorganograma da organização.

R= A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não,reestruturações são efetuadas. A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse módulo estrutural visou a melhordepartamentalização e coordenação das atividades. As principais divisões do grupo são: • MIRA: Mídia Impressa e Rádio; • Geobopar: Globo Participações e Comunicações S.A; • Fundação Roberto Marinho. Paraesboçar um organograma divisional seria em 1º Organizações Globo; ligadas a ela estaria: MIRA, GEOBOPAR, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO; ligadas a MIRA: infoglobo e sistema Globo de rádio; ligadas a...
tracking img