As origens do pensamento grego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
igeAs origens do pensamento grego
Os relatos, segundo o autor, datam do inicio do II milênio, onde se destaca as semelhanças entre ocidente e oriente e as invasões dos povos Mínios e Hititas. Buscaainda informar sobre algumas características das primeiras civilizações gregas, bem como a importância do cavalo e seu uso.
Na Realeza Micênica, as informações contidas buscam a compreensão dosproblemas enfrentados neste período para a decifração e interpretação dos documentos encontrados, os quais eram redigidos em tijolos crus. Tais achados foram uteis, mas pela sua forma dificultaram oentendimento da organização micênica.
O autor fala da vida social e os papeis desenvolvidos pela mesma naquele período.
Cita a realeza, os escribas, seus palácios e avida em torno dos mesmos, bem comoa agricultura. Destaca ainda as diferenças entre as civilizações Micênica e Creta: com destaque aos palácios, seu papel militar e a corte.
A crise da soberania relata sobre as transformaçõessociais nas artes, na língua, tudo em meio à decadência palaciana, surgindo assim uma nova era na civilização grega que nascia consigo a primeira forma de sabedoria, as quais levaram a mudança naarquitetura, onde as cidades não mais eram criadas em torno dos palácios e sim a praça publica era o ponto central e o espaço era comum.
Em relação ao Universo Espiritual da Pólis, as informações do autornesta fase consolidam a organização da cidade no século VII e VI, onde as relações interpessoais tornaram destaques, mudando a vida social da polis.
A palavra teve uma importância enorme nesta fase,gerando a arte da oratória nos debates para a discursão e argumentação, principalmente nas praças publicas. Outra constatação e a importância da escrita e da razão, que levaram ao surgimento dafilosofia e sua ambiguidade e a criação das leis. O autor também ressalta sobre confusões e conflitos internos, que desencadeiam uma crise econômica no final do século VII, que levaram a novas reflexões...
tracking img