Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA GONSIL DISTRIBUIDORA LIMITADA

VALMÉRIO DA SILVA
RAFAEL

Caruaru
2013

VALMÉRIO DA SILVA
RAFAEL

ESTUDO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA GONSIL DISTRIBUIDORA LIMITADA

Trabalho apresentado ao curso de administração da UFPE-CAA, como atividade complementar para adisciplina de gestão da qualidade, na turma ADM-N6.
Orientadora: Elizabeth

INTRODUÇÃO
A gestão da qualidade total (TQM) consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organizaçãoestendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como umsistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato queinfluenciou os empresários do mundo todo.
A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de TQM, superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No TQM os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, acomunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.
Os princípios básicos da qualidade total são:
* Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
* Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;
* Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela maiselevada prioridade (Pareto);
* Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;
* Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
* Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;
* O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;
* A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;* Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita;

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA GONSIL

Automação
A automação de processos de negócio é uma prática extremamente eficaz. Quando se automatizam processos, rapidamente é possível obter-se um controle mais rígido e adaptado às necessidades da empresa. É realizada pelos BPMS (Business Process Management Suites)e têm baixo custo. Algumas empresas comercializam os suites por processos, e não pelo pacote completo, o que torna ainda mais acessível. Através da automação, um serviço melhor é oferecido ao cliente, dada a rapidez e organização que a empresa passará a apresentar. Além disso, terá seus custos reduzidos.
Modelagem
A modelagem de processos é feita nos próprios BPMS, alguns dos quais seguem anotação mais usada atualmente, o BPMN (Business Process Modeling Notation), que consiste em uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. Esta é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados e também pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização.
Simulação
Após o...
tracking img