Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




Nos tempos de hoje a depressão não é mais vista como termos simplistas, mas sim definida como uma tristeza profunda que fica por duas semanas ou mais. Com a evolução do entendimento da depressão, o cientista tem ficado mais atento com os sintomas, e com isto se da uma melhor extensão do distúrbio incluindo varias outras condições como a destemia, os distúrbiosafetivos sazonais e os distúrbios bipolares. (SNAIDER, 2002).
Com tudo estas condições podem variar de pessoa para pessoa, cada qual pode ter um dos sintomas da depressão.
Estudos dizem que pelo menos 12% da população adulta sofrem ou sofrera de episódios de depressão. Essa depressão corresponde a 75% de todo o internamento em hospitais psiquiátricos e que durante qualquer ano, 15% detodos os adultos entre 18 e 74 anos devem sentir sintomas significativos da depressão. (BUSH, 1997).
Os sintomas parecem ser clássicos e difíceis de reconhecer em pessoas de meia idade, muitos ignoram e atribuem os sintomas dizendo “já esta velha demais.” Embora a depressão possa atingir qualquer pessoa em qualquer idade, é as mulheres que são mais atingidas talvez por serem mais emotivas esuscetíveis a depressão. (SNAIDER, 2002).
A depressão não é considerada normal no processo de envelhecimento, mas,contudo pode ser uma resposta á dor ou a incapacidade do paciente , e isso tudo pode influenciar para uma depressão, vendo os problemas no processo da capacidade de realizar qualquer afazer que antes era fácil e agora se torna difícil.existem porem muitas causa implícitas dedepressão, porem os profissionais devem estar atentos e familiarizados aos sintomas.(SNAIDER, 2002).
A pessoa em estudo tem depressão há mais de 33 anos, iniciando aos 6 anos de idade com a perda de seu irmão aos 11 anos, ambos eram muito unidos.
Os sintomas foram solidão, vontade de ficar sozinhos, choro fácil e muita tristeza interior, atualmente faz tratamento com psicólogo,fisioterapeuta e acompanhamento medico no CAPS com boa evolução.




1.1 JUSTIFICATIVA




O tema abordado tem como objetivo esclarecer duvidas a população em relação a depressão, tema abordado.
A depressão esta cada vez mais evidente na população , aumentando o numero de pessoas portadoras dessa patologia, sem distinção de sexo, idade, raça; diversas pessoas apresentam umtipo de depressão, por vários motivos, pela dor da perda de alguém especial, pela correria e stress do dia a dia, o afastamento da família, a privacidade de momentos de laser, deixando de viver de bem com a família, a sociedade e até consigo mesmo.
As pessoas sofrem com sintomas, vivem tristes, agressivas, isoladas e muitas delas acabam acometendo tentativas de suicido muitas vezes comsucesso gerando transtornos e sofrimento familiar.
A depressão ainda não tem causa conhecida, a explicação mais provável e correta é o desequilíbrio dos neurônios responsáveis pelo estado de humor, influencia genética ou ainda ambiente durante a infância.
O SUS, oferece tratamento gratuito para a depressão e muitas pessoas não sabem. Nas unidades básicas de saúde são ofertados aospacientes depressivos psicólogos, realizam terapias individuais e em grupo e ainda se necessário encaminham os pacientes ao CAPS, para uma melhor assistência com demais profissionais especializados neste tipo de atendimento.
Uma grande dificuldade analisada é a dificuldade de aceitação por parte dos pacientes em aceitar o tratamento e procurar um profissional de saúde. Muitas vezes por medo eaté mesmo por vergonha da população em geral.


















1.2 QUESTÕES NORTEADORAS




• Quais são as causas da depressão?
• Quais as complicações tardias da depressão devido à falta de controle?
• Quais doenças agregadas em decorrência a doenças de base?
• Do que baseia o tratamento. Se possuir cura?
• Como melhorar a qualidade...
tracking img