Chester irving barnard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chester Irving Barnard

Chester Irving Barnard (1886–1961) foi um pensador da Escola das Relações Humanas, corrente da Administração, surgida com a Crise de 1929.
Barnard também é tido como umpensador do behaviorismo. Foi o criador da teoria da cooperação, em que estuda a autoridade e a liderança.
Foi um dos primeiros teóricos da administração a ver o homem como um ser social, e a estudarsuas organizações informais dentro das empresas.
Nascido em 1886, faleceu em 1961. Chester Barnard foi gestor na companhia de telefones Bell durante 40 anos, tornando-se mais tarde presidente. Foi dosprimeiros a estudar os processos de tomada de decisão, o tipo de relações entre as organizações formais e informais e o papel e as funções do executivo. Contrariamente a sociólogos como Max Weber, eleconsiderava as empresas como instrumentos mais eficazes para o progresso social do que o Estado ou as igrejas. Enquanto estas são baseadas na autoridade formal as empresas regem-se pela cooperaçãoentre indivíduos ligados por uma causa comum, mas que têm uma vida curta. Segundo Barnard, as organizações nao sobrevivem por não estarem de acordo com 2 critérios essencias para sua sobrevivência:efetividade e eficiência. Enquanto sua definição de efetividade era a usual, a de eficiência em uma organização referia-se ao grau em que uma organização se encontra quanto à capacidade de satisfazer asnecessidades dos indivíduos; se uma organização atende às necessidades individuais enquanto atinge seus objetivos explícitos, a cooperação entre os membros deve perdurar. Ele analisou questões como aliderança, a cultura e os valores 30 anos antes de o mundo empresarial se aperceber da sua existência. Discutiu em seu livro "As funções do executivo" o que o título sugere, mas não de um ponto devista intuitivo, mas sim derivadamente de sua concepção de sistemas cooperativos. As suas obras mantêm uma atualidade surpreendente.
Barnard formulou duas interessantes teorias: uma sobre autoridade, e...
tracking img