Estudo de viabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECRUTAMENTO



O recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau (2000), é um segmento do setor de recursos humanos que busca candidatos com o perfil esperado pela empresa para ocupar vagas na organização, sendo uma atividade de responsabilidade do sistema de Administração de Recursos Humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização,objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no atendimento aos clientes internos da empresa.



Pontes (1988) diz que todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange a contratação de novos profissionais. São vários os motivos do surgimento dessa necessidade, como a substituição ou aumento do quadro de funcionários.Essa necessidade que se origina por motivos diversos, é expressa ou emitida formalmente pelo requisitante da área, através de um documento denominado requisição de pessoal. Em linhas gerais, a requisição de pessoal segue um fluxo pré-determinado pela própria organização, mas o que determina o seu atendimento automático é a sua própria razão de ser, como saber quem deve ser recrutado.



ParaMilkovich (2000), as etapas do processo de recrutamento de pessoal partem do Planejamento (determinação das necessidades de pessoal). Esse, que deve ser o primeiro passo para a realização do processo, é centralizado no setor de recursos humanos. Depois, é feita a Solicitação de Pessoal, ou seja, os gerentes dos departamentos realizam o levantamento das necessidades de pessoal e passam para o setorde recursos humanos, que por sua vez, providencia o processo que começa com a análise de mercado de trabalho. É nessa fase que se identificam as fontes de recrutamento, para depois definir as técnicas de recrutamento, que são os meios de informar ao público interno e externo que a empresa dispõe de vagas a serem preenchidas e onde também são definidas as informações a serem passadas aoscandidatos, como as normas da instituição, legislação existente, número de vagas e pré-requisitos.



Feito isso, parte-se para a execução, que corresponde ao momento de divulgação dos conteúdos através das técnicas previamente estabelecidas na fase de planejamento. Por fim, vem a avaliação dos resultados, onde o recrutamento é analisado pela quantidade de inscritos no processo seletivo e o número depessoal admitido, rapidez, qualidade e custo.



Pontes (1988) afirma que pelo tipo de fonte a ser utilizada na busca de recursos, o recrutamento de pessoal divide-se em interno e externo.



RECRUTAMENTO INTERNO



Chiavenato (2004) diz que o recrutamento interno é aquele feito na própria empresa. Ele privilegia os próprios recursos humanos da empresa se torna interessante portrazer vantagens, como a valorização dos funcionários e por ser um processo relativamente econômico, porém poderá causar alguns transtornos ao recusar um candidato após a seleção ou por criar insatisfações ao retirar uma pessoa de uma seção para outra, quando o funcionário é querido e reconhecido pelos colegas de trabalho. O recrutamento dentro da empresa (interno), não deve ser confundido com orecrutamento através dos funcionários (no qual estes indicam pessoas conhecidas para participar do processo de recrutamento e seleção). Em resumo, recrutamento interno é um processamento (ou transformação) de recursos humanos.



Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção. Isto é, adivulgação das necessidades (vagas em aberto) é informada por meio de comunicação, memorandos ou cartazes em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando àqueles interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou enviem seus dados para análise.



Para Chiavenato (2004), as empresas mais modernas, que...
tracking img