Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O Trabalho em questão foi elaborado visando demonstrar um estudo de caso, proposto pelo Curso de Enfermagem, como requisito avaliativo da disciplina de Cuidado à Saúde do Adulto e Idoso I pelos alunos do 4° período. Durante o período de estágio foi avaliado um paciente no 2° dia de internação no PS II do Hospital João Paulo II (JP II), o qual apresenta um diagnóstico de CâncerGástrico. Trata-se de um estudo de caso que teve como base avaliar a patologia, o estado clínico do paciente, bem como planejar uma assistência de enfermagem adequada.
No Brasil, o câncer gástrico ainda representa importante causa de óbito e se coloca entre as cinco localizações primárias mais comuns de mortes e de casos novos de câncer, em ambos os sexos (BONOLO, 2003).
A ocorrência do câncergástrico vem sendo associada à exposição de fatores intrínsecos decorrentes da constituição genética e a fatores extrínsecos, como o uso de dietas com altas concentrações de cloreto de sódio, nitratos e nitritos contidos em alimentos defumados e frituras (BONOLO, 2003).
O álcool é conhecido como fator de risco por lesar a mucosa gástrica. Estudos epidemiológicos sugerem que o álcool possui papelfundamental na carcinogênese, especialmente para cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago e estômago, devido ao fato de ter efeito maior nos tecidos diretamente expostos durante o consumo e por agir sinergeticamente com o tabaco (fumo).
Esse estudo foi embasado nos diagnósticos e intervenções de enfermagem apresentados por CARPENITO (2008) e NANDA (2009-2011), que devem ser implantados peloprofissional enfermeiro visando realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem – (SAE).

 
2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Elaborar um plano assistencial de enfermagem e aplicá-lo em um paciente com Câncer Gástrico, baseado nos conhecimentos científicos adquiridos no levantamento bibliográfico, promovendo assim um processo de enfermagem de qualidade para restabelecimento de saúde dopaciente, com intuito de oferecer melhorias na assistência ao paciente e seus familiares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Ampliar o conhecimento relacionado à patologia;
* Avaliar os problemas individuais de saúde da paciente, aplicando o processo de enfermagem com enfoque holístico;
* Elaborar diagnóstico de enfermagem, focalizando a sistematização da assistência de enfermagem (SAE);* Estabelecer um plano assistencial de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente.

3 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de caso com caráter descritivo e exploratório, que tem como objetivo elaborar um processo de enfermagem voltado para paciente com Câncer Gástrico.
Estudo de caso é uma estratégia metodológica de se fazer pesquisa nas ciências sociais e nas ciências da saúde.Trata-se de uma metodologia aplicada para avaliar ou descrever situações dinâmicas em que o elemento humano está presente. Busca-se apreender a totalidade de uma situação e, criativamente, descrever, compreender e interpretar a complexidade de um caso concreto, mediante um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado (GILBERTO ANDRADE, 2008).
O presente estudo é evidenciado por embasamentoteórico, principalmente, de publicações literárias, sites oficiais e artigos.
De acordo com Furasté (2009), a pesquisa descritiva é a explicação do tipo de pesquisa que será realizada, do instrumental a ser utilizado (questionário, entrevistas, etc).
O referente estudo aborda um paciente com o diagnóstico Câncer Gástrico, onde o mesmo foi admitido no PS II do Hospital João Paulo II. O estudo decaso foi realizado sob as orientações da Profª. e Esp. Sebastiana Linhares.
Os dados foram obtidos através do levantamento de informações contidas no prontuário, onde posteriormente, foi realizada a descrição dos dados com autorização do familiar e identificação dos problemas, a formulação dos diagnósticos de enfermagem teve como base NANDA e CARPENITO Manual de diagnóstico de enfermagem....
tracking img