Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo Burocrático de Organização
Estudo de caso
A Proteus
Alexandre é o proprietário da Proteus, uma conhecida empresa do ramoimobiliário. Depois de décadas de atividade, a Proteus precisa deslanchar para novos mercados. Durante todo esse tempo, Alexandre havia assumido uma autoridade tipicamente carismática e que agoraprecisa ser modificada para permitir o crescimento da empresa. Quais são as alternativas para ele?
Resposta:
Se o Alexandre tentou mostrar durante muito tempo o seu lado de autoridadecarismático e não deu certo. Para progredir o crescimento de sua empresa, tem que por normas que buscaria todos os efeitos positivos de sua estrutura de trabalho como uma autoridade tradicional, por exemplo,segundo a teoria de weber. Dando a Características da Burocracia.
Por exemplo: das normas e regulamentos; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidadenas relações; Hierarquia de autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da Administração; Profissionalização dos participantes; Completaprevisibilidade do comportamento; Acho que aí é o ponto para chegar a um determinado meio.
A organização da movibrás
Após rigoroso e exaustivo processo seletivo, Jorge conseguiu um emprego naMovibrás, uma grande empresa produtora de artigos de consumo, como supervisor de tesouraria. Nos seus primeiros dias na empresa, Jorge passou por um processo de integração para melhor conhecer ascaracterísticas da organização. Recebeu vários manuais contendo regras, regulamentos, rotinas, descrição do seu cargo, deveres e responsabilidades como funcionário etc. Ficou impressionado com o alto grau deorganização e de padronização existente na empresa. Mas, isso seria realmente uma característica positiva da organização?
Não seria demasiado organizada e pouco espontânea?
Resposta:...
tracking img