Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO – O dentista que virou dono de restaurante chinês


O cirurgião dentista Robinson Shiba, proprietário da rede China In Bix, em 1992 deixava de exercer sua profissão como dentista para inaugurar a primeira loja, um restaurante de comida chinesa com uma característica inovadora no mercado e que foi fundamental para o sucesso do empreendimento: o delivery de comida chinesa.O China In Box foi o primeiro restaurante de comida chinesa do Brasil que fazia entregas, uma solução rápida e prática para um país onde as pessoas sempre estão com muita pressa. Este tem sido o segredo do sucesso da rede que continua a crescer não só no mercado brasileiro, como também no mercado da América Latina. Robinson resume em poucas palavras o resultado de anos de muito trabalho ededicação:


“Em 2004, completamos 12 anos da abertura desde a abertura da primeira loja China In Box em São Paulo. Foi a realização de um grande sonho, que graças a novos outros 115 sonhadores, hoje a China In Box é a maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina e é por isso que costumo dizer que sonhar nunca é demais”.

Um pouco de história

Em 1986, Robinson começou afazer faculdade de odontologia na Universidade de São Francisco, localizada em Bragança Paulista, seguindo a mesma formação de seu pai, Jorge Shiba. Durante os quatro anos de faculdade, Robinson sempre morou em republica com mais cinco amigos que também faziam faculdade de odontologia. Em janeiro de 1987, Robinson e um amigo da faculdade que morava com ele na república foram passar as férias nosEstados Unidos e ele observou que lá existiam muitos restaurantes que não só serviam como também entregavam comida chinesa e isto lhe chamou a atenção, pois são países de culinárias muito diferentes e mesmo assim a culinária chinesa tinha tido uma aceitação muito boa no mercado americano.
“Identifiquei ali uma boa oportunidade de negócio, pois ainda não havia no Brasil este tipo de serviçode delivery de comida chinesa, os restaurantes que existiam apenas serviam comida no próprio local. Só que não era o meu objetivo naquela época fora da área na qual estava estudando”.




A oportunidade


Em 1989, Robinson se casou, concluiu a faculdade de odontologia e com a ajuda do pai montou um consultório odontológico, onde exerceu a profissão por dois anos seguidos. Como não obteve oretorno financeiro esperado, começou a procurar por novos negócios. Foi quando se lembrou do que havia observado durante sua viagem para os Estados Unidos e que no seu modo de ver tinha um grande potencial de dar certo no Brasil, visto que, mesmo tendo se passado cinco anos da sua viagem, nenhum serviço semelhante tinha sido implantado aqui. Foi então que aflorou a idéia de montar seu próprionegócio, o China In Box. “Eu não estava me sentindo satisfeito com minha profissão, não conseguia me sentir realizado, faltava algo e isso estava afetando até a minha vida pessoal”.

A primeira loja China In Box em São Paulo

Robinson não efetuou nenhum plano de negócios, não conhecia o mercado, tão pouco seus potenciais competidores, não teve um plano de marketing, vendas e finanças; apenasprocurou um local adequado onde encontrava uma grande concentração de casas residenciais e pontos de comércio, pois assim teria clientes em qualquer dia da semana, foi então que optou por abrir a primeira loja China In Box na região de Moema, que possuía, ao seu modo de ver, todas essas características.

Equipe e recursos

Após ter identificado o local mais apropriado para abrir a loja, Robinsonpartiu para a captação de recursos e primeiramente contou com a ajuda de seu pai e sua irmã mais nova, Helen Shiba, formada em marketing, que acabaram lhe completando no seu ponto fraco: a organização. Os recursos financeiros ele obteve vendendo o seu consultório de odontologia e o restante foi financiado pelo seu pai. Robinson não se considera uma pessoa organizada e o seu conhecimento em...
tracking img