Santa catarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É Santa Catarina um dos estados brasileiros em que mais visível se tornou a influência de diferentes grupos de imigrantes europeus -- alemães, portugueses, italianos, austríacos. Suas praias, estâncias hidrominerais e serras -- que em certos pontos se cobrem de neve no inverno -- são importantes atrações turísticas.

O estado de Santa Catarina ocupa uma superfície de 95.443km2 na região Sul doBrasil. Com a forma aproximada de um triângulo com vértice voltado para oeste, limita-se ao norte com o Paraná, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com o Rio Grande do Sul e a oeste com a Argentina. Sua capital é Florianópolis.

Geografia física

Geologia e relevo. Com 77% de seu território acima de 300m de altitude e 52% acima de 600m, Santa Catarina figura entre os estados brasileiros demais forte relevo. Quatro unidades, que se sucedem de leste para oeste, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozóico e o planalto basáltico.

A baixada litorânea compreende as terras situadas abaixo de 200m de altitude. Ao norte, alarga-se bastante, penetrando no interior ao longo dos vales dos rios que descem da serra do Mar. Para o sul, estreita-seprogressivamente. A serra do Mar domina a baixada litorânea a oeste. Salvo no norte do estado, onde forma o rebordo escarpado de um planalto mais ou menos regular, a serra tem caráter muito diverso do que apresenta em outros estados, como Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, forma uma faixa montanhosa, de aproximadamente mil metros de altitude, constituída por um conjunto de maciços isoladospelos vales profundos dos rios que drenam para o Atlântico.

Por trás da serra do Mar estende-se o planalto paleozóico, cuja superfície plana encontra-se fragmentada em compartimentos isolados pelos rios que correm para leste. O planalto paleozóico perde altura de norte para sul; na parte meridional do estado confunde-se com a planície litorânea, uma vez que a serra do Mar não chega até essa partede Santa Catarina.

O planalto basáltico ocupa a maior parte do estado. Formado por camadas de basalto (derrames de lavas), intercaladas com camadas de arenito, é limitado a leste por um rebordo escarpado a que se dá o nome de serra Geral. No norte do estado, o rebordo do planalto basáltico se encontra no interior; para o sul vai-se aproximando gradativamente do litoral até que, no limite com oRio Grande do Sul, passa a cair diretamente sobre o mar. A superfície do planalto é regular e se inclina suavemente para oeste. Os rios que correm para o Paraná abriram nele profundos vales.

Clima. Dois tipos climáticos caracterizam o estado de Santa Catarina: o subtropical úmido com verões quentes (Cfa) e o subtropical úmido com verões brandos (Cfb). O tipo Cfa ocorre na baixada litorânea e naspartes mais baixas do planalto (extremo ocidental e vale do rio Uruguai). Registra temperaturas médias anuais de 20°C, na baixada e no vale do Uruguai, e 18° C, no extremo ocidental; a pluviosidade, bem distribuída no decorrer do ano, atinge 1.500mm anuais.

O tipo Cfb ocorre no resto do planalto. Registra temperaturas médias anuais de 18°e 16°C. A diferença entre as temperaturas de inverno everão é bastante pronunciada, com uma amplitude térmica anual superior a 90°C. Os invernos são muito rigorosos: observam-se, em certas áreas, mais de 25 dias de geada por ano. A pluviosidade é semelhante à do tipo anterior. O fato singular, porém, é que uma pequena parte dela ocorre sob a forma de neve (região de São Joaquim).

Hidrografia. Os rios que correm pelo território catarinense pertencema dois sistemas independentes, que têm como divisores de águas a serra Geral e a serra do Mar. O sistema da vertente do Atlântico é formado por bacias isoladas entre si, como as dos rios Itajaí-Açu, Tubarão, Araranguá, Tijucas e Itapocu.

No interior do estado, duas bacias se unem para formar a bacia do Prata: a do rio Paraná, que tem como principal afluente o rio Iguaçu, e a do rio Uruguai,...
tracking img