Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) (NEM) SEMPRE COCA-COLA

Ao visitar a sede da Coca-Cola na Índia, não estranhe se lhe servirem uma bebida chamada Thums Up. Sim, esta bebida é uma cola e chega a venderquatro vezes mais que a própria Coca-Cola em alguns lugares da Índia.

Mas como começou esta história?

Na década de 1970, a Coca-Cola era o refrigerante mais vendido no mercado indiano. Mas quando, em1977, o novo governo do país exigiu que ela revelasse a fórmula secreta da Coca e aceitasse novos sócios, a empresa resolveu sair do país. Assim, toda a estrutura criada para servir a Coca - defabricação, engarrafamento, distribuição e venda - foram deixadas para trás. Foi aí que apareceu um refrigerante bastante parecido com a Coca - alguns achavam que era a própria Coca - para tomar o lugarvago. Formulado por Ramesh Chauhan, uma engarrafadora do Grupo Parle, a bebida vinha numa garrafa idêntica à da Coca.

Mas o que queria dizer Thums Up ? Thums Up significa o sinal de positivo que sefaz com os dedos (na verdade a palavra em inglês correta é "thumbs up", mas o "b" foi tirado para tornar o nome menor e mais fácil). Na década de 1990, a Coca-Cola volta, então, à Índia. Ao ver opoderio da Parle, a fabricante da Thums Up, a Coca percebe, então, que havia perdido muita coisa nas quase duas décadas fora da Índia, coisas estas que talvez não fossem tão fáceis de serem reconquistadas.Uma geração inteira havia crescido sem Coca-Cola. A Coca começou a investir em comunicação, mas suas mensagens e comerciais eram vistos como de pouco conteúdo (os indianos não conseguiam entendero que a Coca queria passar).

Os problemas não paravam por aí. Num mercado formado por diversos engarrafadores pequenos, a pressão da Coca para que eles se associassem formando grandes empresastambém não foi vista com bons olhos.

A situação tensa podia ser sentida no número de presidentes que passaram pelo comando da empresa: três em quatro anos.

Foi assim que a Coca acabou assumindo a...
tracking img