Resenha: o crime do padre amaro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meu critério para classificar quão bom foi um livro é lembrar quantas vezes eu soltei algum tipo de exclamação enquanto o lia. Se eu fiquei mudo, significa que esse é um livro tipicamenteclassificável como fast food. É ler pra nunca mais lembrar (mais sobre classificação de livros no blog da Simone Campos).
A situação oposta acontece quanto eu xingo, dou risada, volto páginas para rever algumainformação dizendo “mas não é possível“, fico indignado, enfim… demonstro emoções, sempre de forma involuntária e absolutamente espontânea.

Pensando nisso, resolvi abrir mais um espaço de prestaçãode serviços aqui no blog. Vou resenhar alguns livros que eu realmente tenha gostado de ler, aqueles que me fizeram falar. Comecemos, pois, por um clássico da literatura portuguesa: O Crime do PadreAmaro.

Em seu romance de estreia, Eça de Queirós explora um tema altamente polêmico, mesmo nos dias de hoje: Clero X Sociedade X Política. É importante salientar que o livro foi escrito em 1875,portanto, apesar de algumas mudanças comportamentais, ainda é possível fazer um paralelo entre o século XIX e o XXI – 21 e 19 respectivamente, se você não foi alfabetizado em Roma.

Amaro Vieira, opersonagem principal, ordena-se padre para obedecer ao testamento deixado pela patroa de sua mãe – A Marquesa de Alegros – que fora desde sempre sua protetora. Ele, na verdade, não teve uma infância quepermitisse outra escolha, já que, como órfão, esteve sempre ligado às questões eclesiásticas. Viva na igreja e entre beatas.
Após o período de clausura, é mandado para uma cidadezinha muito pobre,calma até demais. As condições meteorológicas eram péssimas. Neve…. muita neve. Amaro não aguenta e pede pra sair. Com a ajuda de sua tia rica, consegue transferência para Leiria, e lá as tramasdesenrolam-se.

Padre Amaro é mentalmente fraco, não suporta pressões. Quando conhece Amélia, essa condição fica cada vez mais explícita e difícil de administrar. Sua posição de “homem da Igreja” não...
tracking img