Projeto anemia falciforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A Anemia Falciforme é uma doença bastante comum no Brasil, mas pouco conhecida, surgindo assim o interesse de pesquisar sobre seu acometimento, as características desenvolvidas pela doença, as complicações ocasionadas, seus tratamentos, sendo esses os meios necessários para uma melhor compreensão da doença.
Segundo o Ministério de Saúde (BRASIL, 2007) a Anemia Falciforme teveinício no continente africano a partir de uma mutação natural na hemoglobina A como uma forma de defesa do próprio organismo contra o agente etiológico Plasmodium falciparum causador da malária que era bastante comum na região, possibilitando assim uma alteração genética eficaz contra a malária, mas tornando prejudicial no funcionamento da hemoglobina.
Na atualidade a mutação que ocorreu nahemoglobina A fazendo com que o organismo que sofresse essa mutação não se infecta com malária, mas passa-se a sofrer de Anemia Falciforme, que proporciona complicações bem maiores a saúde de seu portador. Segundo Nuzzo (2004) a complicação mais freqüente em indivíduos com anemia falciforme são as infecções. Nos dados fornecidos pela pesquisa de Nuzzo e Fonseca (2004) podemos observar que a porcentagem demortalidade entre crianças menores de 5 anos com Anemia Falciforme é de cerca de 25 a 30%,e a maioria das mortes neste grupo é de infecções fatais, tornando importante os cuidados com a prevenção contra infecções decorrentes da Anemia Falciforme.
Este trabalho mostrará a importância de compreender as implicações causadas no portador homozigoto em seu cotidiano, visando à necessidade de ter umaconselhamento genético aos familiares, para uma melhor compreensão da doença atendendo os cuidados com a alimentação e a higiene possibilitando uma vida mais sociável.
Os conhecimentos adquiridos e compilados neste trabalho servirão para um maior esclarecimento aos acadêmicos e comunidade em geral sobre a Anemia Falciforme, para que possam ter um maior conhecimento das causas e sintomas, expondoos possíveis tratamentos para amenizar a doença.

1 TEMA


Anemia Falciforme


2 DELIMITAÇÃO DO TEMA


Os malefícios ocasionados pela Anemia Falciforme em indivíduos homozigóticos.


3 PROBLEMAS


Como as alterações nas características genéticas desencadeiam a Anemia Falciforme?
Quais as complicações à saúde que a Anemia Falciforme pode acarretar em indivíduos homozigotos?
Quaisfatores que influenciam para a diversidade da severidade da doença Anemia Falciforme?


4 HIPÓTESES


Possivelmente ocorre devido a uma alteração genética, proporcionando má formação da hemácia, deixando-a incapaz de desempenhar seu papel no organismo humano.
Provavelmente o portador da doença falciforme pode estar mais sucessível a outras complicações em detrimento do mau funcionamentoda hemoglobina.
Supostamente a severidade da doença pode ser relacionada com a diversidade das manifestações clínicas, sendo influenciadas por hemoglobinopatias, variando o quadro clínico de forma assintomática ou severa.


5 OBJETIVOS


5.1 OBJETIVO GERAL


Conhecer como e quais as alterações genéticas desenvolvem a doença, mostrando os principais problemas de saúde nos portadoresdos alelos homozigóticos para a doença.


5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Relacionar possíveis complicações a doença.
Apontar quais problemas de saúde pode acometer os portadores da doença.
Distinguir as diversas anomalias genéticas que acometem as hemoglobinas.
Apontar os tratamentos utilizados para amenizar a severidade da doença.


6 JUSTIFICATIVA


Esta pesquisa tem comoobjetivo conhecer o surgimento da doença Anemia Falciforme, levando em consideração os impactos gerados na vida do portador e de seus familiares. Adquirindo conhecimento sobre as implicações clinicas ao portador homozigoto.
Esclarecendo a população sobre a severidade da doença na saúde do portador homozigoto, expondo a necessidade do aconselhamento genético sendo útil para orientar sobre os cuidados...
tracking img