Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAME FISICO DO ABDOMEM


TÉCNICAS: Inspeção, ausculta, percussão e palpação

INSPEÇÃO: Posição em decúbito dorsal, inspecionar os quatros quadrantes ou regiões.

FORMATO:Plano, arredondado, protuberante, ascítico, gestação, distensão abdominaL.

PELE:Trajetos venosos dilatados, manchas, cicatrizes, cicatriz umbilical, que fica na linha média do abdomem e se apresenta invertida.AUSCULTA: Ruídos hidroaéreos, iniciando pelo QSD, aplicando leve pressão 5 minutos contínuos, se for difícil de auscultar de 2 a 5 minutos em cada quadrante em busca de atividade peristáltica.

PERCUSSÃO: Direta e indireta- auxilia na determinação do tamanho e localizações de vísceras
sólidas e na avaliação de gazes, líquidos e massas.

DIRETAS: Realizado usando umas das mãos, através de tapasleves, para estimular a parede abdominal.

INDIRETA: Realizado com os dedos em cima da outra mão, começando pelo QSD, até percorrer toda a área abdominal.

SONS: TIMPÂNICOS E MACIÇOS: A distribuição ou eventuais mudanças determinam o tamanho e a posição dos órgãos e do conteúdo intra abdominal. Ao percurtir um paciente com o abdomem distendido, que apresenta hipertinpanismo difuso, tem em menteuma osbstrução intestinal.

MACICEZ EXTENSAS: Massas e órgãos aumentados. A presença de macicez em flancos em um abdomem protuberante, sugere ascite, é indicado um procedimento adicional para confirmar o achado.

PALPAÇÃO: É realizada através da palpação superficial e profunda, que auxilia a determinação de forma, tamanho, posição e sensibilidade da maioria dos órgãos abdominais.SUPERFICIAL: Permiti identificar massas e acúmulos fluidos. Os quatros quadrantes deve ser palpados em sentido horário, reservando para o final do exame aquelas áreas previamente chamadas, dolorosas e sensíveis .Se for identificar uma resistência muscular, é necessário distinguir, resistência voluntaria chamada de defesa, da contratura muscular involuntária. Característica da resposta inflamação doperitônio. Para descobrir melhor tente técnicas de relaxamento. Realize as palpações durante as expirações do paciente com a boca aberta.








PALPAÇÃO PROFUNDA: É usada para delimitar mais precisamente os órgãos intra abdominais e detectar massas menos evidentes com o paciente respirando pela boca, deprima a parede abdominal em profundidade a cada expiração com maior pressão dos dedos,procurando perceber tamanho, forma, consistência, localização, sensibilidade, mobilidade e pulsações de órgãos ou massas. Na avaliação de dor abdominal sugestiva de irritação peritonial, pesquise o sinal de descompressão brusca ou dolorosas, quando alguma sensibilidade dolorosa já tenha sido identificada pela palpação superficial ou profunda. Evitando áreas mais dolorosas, aplique pressão lenta eprofunda no abdomem. Suspenda a mão soltando rapidamente a paraede abdominal, observe as reações do paciente e peça que compare a intensidade sentida na compressão com aquela sentida na descompressão. Ador intensa e aguda descrita como lancinante ou em facada, devido ao reboto de estruturas internas contra um peritônio inflamado, caracteriza-se o sinal de descompressão dolorosa. São consideradosnormais os achados de um abdomem liso de consistência macia, não tensa, não dolorosa e sem órgãos aumentados ou massas. A palpação deve ser realizada com cuidado e devagar.


EXAME DO FÍGADO E DO BAÇO

Pelo fato de estarem localizados quase totalmente sob as costelas, o exame desses órgãos requer procedimentos especiais de percussão e palpação para se detectar alterações em seutamanho, superfícies, consistência e sensibilidade.

PERCUSSÃO DO FÍGADO: A percussão auxilia na delimitação do fígado. Ao se avaliar a área de macicez a este correspondente.

Inicie percutindo suavemente a linha média clavicular para a direita em direção superior, a partir de um ponto de timpanismo no abdomem próximo a cicatriz umbilical até perceber a mudança de som timpânico para maciço,...
tracking img