Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA
 
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e, principalmente, gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas.
A Teoria Neoclássica,retoma osaspectos discutidos na Teoria Clássica, que são revistos e atualizados dentro de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importantes de Teorias subseqüentes.
"Apesar da profunda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir. E mesmo com todas as críticas aospostulados clássicos, bem como ao novo enfoque da administração como um sistema aberto, verifica-se que os princípios da administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na TeoriaClássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Hoje em dia é moda menosprezar Taylor, mas ele foi o primeirohomem de que se tem noticia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo.
Principais Vultos: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.
A abordagem neoclassica baseia-se nos seguintes fundamentos:

* A Aadministração é um processo operacional composto por funções, como: Planejamento, organização, direção econtrole.
* Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em pricipios basicos que tenham valor preditivo.
* A Administração é uma arte que, como a Medecina a Engenharia, deve se apoiar em principios universais.
* Os principios de Administração, a exemplo dos principios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.
* Acultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como a ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.

Características da Teoria Neoclássica

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

 Ênfase na prática da administração;Os autores neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa, também objetivando resultados concretos e mensuráveis.
 Reafirmação relativa dos postulados clássicos;
Como uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração, os Neoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-osa uma nova realidade de acordo com as contigências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.
 
 Ênfase nos princípios gerais de administração;
Os princípios utilizados pelos clássicos como "leis" científicas são reanalisados como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os princípios gerais da Administarção como: Planejar, Organizar,Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.Os princípios têm um papel na Administração equivalente ao das leis nas ciências físicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito . Enquanto a lei é uma demonstração de certos fenômenos que, uma vez conhecidos, são inevitáveis sob...
tracking img