Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: Gol Transportes Aéreos: manter ou mudar?[1]


A empresa Gol Transportes Aéreos revolucionou o mercado de transporte aéreo brasileiro utilizando o modelo de tarifas a baixos preços, baixos níveis de serviço e operações com baixos custos. A companhia foi fundada em 2001, ano de fato marcante para o transporte aéreo devido aos ataques de 11 de setembro. Em 2004 a empresa jáatingia uma parcela de 24% na participação de mercado e apresentava um faturamento em torno de R$ 1,9 bilhão. No mesmo ano se lançou no mercado internacional, com duas rotas diárias para Buenos Aires e também abriu seu capital na Bolsa de São Paulo e Nova York.
Com a trajetória crescente, tanto em termos financeiros quanto em parcela de mercado, no ano de 2005 a diretoria da empresaprecisava tomar uma decisão estratégica de avaliar qual a melhor alternativa para o futuro da companhia: manter-se no mercado doméstico brasileiro de baixo custo, eficiência operacional e alta lucratividade ou adotar uma estratégia de crescimento mais agressiva para aproveitar o espaço no mercado ocasionado pela crise da Varig (maior companhia aérea nacional) e o crescimento do mercado aéreo mundial.▪ A Gol Linhas Aéreas:
A empresa posicionou-se no mercado brasileiro com a proposta de “baixo custo = baixa tarifa = baixos serviços”. O que antes era considerado um luxo para a maioria dos brasileiros, viajar de avião passou a ser acessível graças à redução nos preços das passagens aéreas.
A estratégia da Gol para reduzir custos foi baseada nas melhores práticas adotadaspor outras companhias aéreas mundiais que operam no sistema de baixo custo:

- Utilização eficiente de aeronaves: A Companhia atinge essa alta taxa de utilização de aeronaves devido ao fato de operar uma frota nova que requer tempo de manutenção relativamente menor, o que possibilita que suas aeronaves façam escalas mais rápidas entre vôos.
- Operação de frota homogênea: O fato de ter uma frotahomogênea faz com que os custos de estoque da Gol sejam reduzidos, uma vez que isso resulta na diminuição do número de peças sobressalentes necessárias e na redução da necessidade de treinar seus pilotos para operarem diferentes tipos de aeronaves
- Uso de canais de distribuição eficientes e de baixo custo: O uso efetivo de tecnologia permite a GOL manter seus custos baixos e suas operaçõesaltamente eficientes.
- Estratégia operacional flexível e eficiente: A Companhia continuamente avalia suas operações de forma a identificar possíveis oportunidades de redução de custos.
- Os custos com funcionários representam aproximadamente metade do custo médio do setor. A Gol opera com 94 funcionários por aeronave, enquanto o setor, com 150 funcionários.
- A Gol opera com um sistema de vendas enão de reserva como as companhias tradicionais.
Com essa combinação, e também com outras associadas à eficiência operacional, a Gol conseguiu reduzir seus custos e diminuir o preço das passagens para o consumidor final. Além de “abocanhar” uma parcela considerável no mercado, a empresa conseguiu atingir uma demanda não atendida anteriormente, principalmente a do mercado rodoviário, pois hoje,para muitos destinos no Brasil, também é bem mais rentável viajar de avião do que de ônibus.


▪ O mercado aéreo brasileiro

Desde os atentados de 11 de setembro as empresas áreas passaram por inúmeras dificuldades com a diminuição do número de passageiros. Entretanto, em 2004 as empresas já apresentavam números satisfatórios que indicavam uma retomada do setor, a demanda portráfego vinha crescendo a taxas mais altas que o produto interno bruto brasileiro. A Varig, após o decreto do final do monopólio que a empresa detinha sobre os vôos internacionais em meados dos anos 90, passou por uma série de crises de gestão, acumulando prejuízos e resultados financeiros negativos. A empresa ficou a espera de uma ajuda do governo que não veio o que culminou na venda da...
tracking img