Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem é Max Weber?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/16/Max_Weber_1894.jpg/220px-Max_Weber_1894.jpg

Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economistaalemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública(governo) e economia.
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de Abril de 1864. Faleceu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de Junho de 1920.

Weber produz uma sociologia compreensiva,preocupa-se com compreensão das atitudes dos indivíduos no quilo que o individuo faz, orientando-se pela acção dos outros.
Alguns tipos de acção social:
Acção tradicional é determinada portradições e costumes;
Acção afectiva, o individuo age de acordo com suas emoções imediatas, por exemplo, vingança, desespero, entusiasmo... Quando magoa outra pessoa, agiu sem pensar.
Acção racionalcom relação a fins, quando é colocado um objectivo a ser atingido e para isso é necessário recorrer aos meios disponíveis;
Acção racional em relação a valores é determinada pela crença num valorconsiderado importante.
Weber concebe a sociedade composta por diferentes esferas, a económica, a religião, política, jurídica, social, cultura – cada uma delas funcionando de maneira autónoma edesligada das demais. O conhecimento será sempre limitado.
Weber se destacou na política, ele identificou três tipos básicos de denominação legítima: - a denominação legal, a obediência se baseia naobservação de estatuto, leis, normas; - a denominação tradicional, obediência em virtude da crença na santidade, exemplo, dominação dos pais em relação aos filhos; - a denominação carismática é que sebaseia no carisma do líder.
Outra teoria de Weber é a interpretação que ele faz da consolidação do modo capitalista. Em sua investigação, ele identificou que a reforma protestante desenvolveu e...
tracking img