Estudo de caso

Jussimary Novais Caires

RELATÓRIO DE ENCAMINHAMENTO AO SERVIÇO PSICOPEDAGÓGICO

PLANO DE AÇÃO – ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado para obtenção de notas para a disciplina de Fundamentos da Psicopedagogia do curso de Pós Graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica, Faculdade de Guanambi.

Orientador (a): Marisela Rocha

Iramaia – Bahia
2010

Jequié-Bahia, 10 de dezembro de2009.

Ao
Instituto Psicopedagógico Happy Children
Psicopedagoga - Srª Marinês Albuquerque de Alcântara

RELATÓRIO DE ENCAMINHAMENTO AO SERVIÇO PSICOPEDAGÓGICO

Srª Psicopedagoga,

Considerando que a eficácia da intervenção depende da precisão do diagnóstico, este presente relato objetiva descrever uma avaliação sistematizada, realizada em uma criança com dificuldades de aprendizagense fracasso escolar.

1. RELATO
F.N.C. tem 12 anos e 1 mês, sexo masculino, repetente a 3 anos, atualmente cursa o 2º ano do ensino fundamental I, na Escola pública, centro educacional municipal de Jequié, na cidade de Jequié-Bahia.
F.N.C. apresenta dificuldades e insucesso escolar, não compreendendo o processo da leitura e da escrita, somente copia. Demonstra ser uma criança interessada,esperta e inteligente, porém um pouco impaciente, permanece atenta as explicações e concentra-se durante a execução das tarefas. No entanto, não conclui as atividades no tempo previsto, é lento para escrever não acompanhando os conteúdos propostos da série em que estuda. Possui grandes dificuldades no domínio da leitura e escrita, apresenta omissões de letras ou distorções, escritas freqüentementeinvertidas, pulam-se palavras ou linhas na leitura ou escrita, durante a aula em sua produção escrita aparecem letras de tamanhos muito diferentes.
Foram informadas à família através de avaliação descritiva as dificuldades constatadas durante o ano letivo.
A história pessoal da criança, obtida por meio da entrevista com sua mãe, foi declarado que F.N.C. teve uma infância tranqüila sendo amoroso eprestativo, é filho único e mora com sua mãe, avós e tios. Seus pais são separados e não tem muito contato com o pai.
Segundo relatos da mãe, em menos de três anos, F.N.C. apresentou mudanças no comportamento, tais como: um pouco de agressividade e desobediência com toda a família. E que desde a pré-escola suas habilidades e desempenho apresentavam abaixo do esperado para sua idade. A mãetranstornada e preocupada diz que mesmo com algumas mudanças de comportamento baixo desempenho escolar, F.N.C., mostra interesse em aprender, porém tinha dificuldades. Finalizou com o relato de que sua irmã, tia de F.N.C., apresentou grandes dificuldades de aprendizagem escolar na infância, tem sido acompanhada por psicólogos e psicopedagogos.

2. ENCAMINHAMENTO

Srª Psicopedagoga, o encaminhamentodesta criança tornou-se inevitável, principalmente porque todas as nossas possibilidades de atuação pedagógica foram esgotadas. Não referimos apenas a mudanças simples e técnicas quando falamos de nossas atuações, mas contemplar o desenvolvimento de um trabalho pedagógico diversificado com a criança, no qual seja possível visualizá-la em seu todo (cognitivo/afetivo) checando a existência deproblema, ainda não percebido.
Essa é uma decisão conjunta entre nós: Eu, Professora de F.N.C., a Direção e a Coordenação Pedagógica da Escola.

Agradeço a compreensão, ao mesmo tempo em que me coloco a disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Professora Jussimary Novais Caires
Escola centro educacional Municipal de Jequié

PLANO DE AÇÃO

1.FINALIDADE/OBJETIVO
Para estudo de caso de F.N.C. – aluno da Escola Centro Educacional Municipal de Jéquié – Jequié – Bahia, uma criança com dificuldades de aprendizagens e fracasso escolar com possibilidades de diagnóstico de suspeita de dislexia.
Será analisada a evolução da criança dentro de uma expectativa dinâmica, investigando alguns traços importantes, a fim de obter dados para considerar...
tracking img