ESTUDO DE CASO TCC

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES QUE PROFESSORES ENCONTRAM PARA TRABALHAREM COM ALUNOS COM TDAH.


Fernanda Kelly Cortez Lima1
Monica Costa 2
Kledson Rocha Sousa3

RESUMO
O presente artigo discute as dificuldades e limitações que envolvem a atuação de professores com alunos com TDAH, nesse sentido buscou-se investigar se os mesmos estão sendo preparados, quanto ao material pedagógico e formaçãocontinuada. Desta forma o objetivo do estudo foi analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas diante de um aluno com TDAH. Os autores que deram embasamento nessa pesquisa foram. Nascimento(2009), Castro(2009), Freitas(2014). Nesse sentido o tipo de metodologia adotada foi o estudo de caso, a pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório. Chegando à conclusão de que os professores possuemsim muitas dificuldades não só com relação a ferramentas pedagógicas, mas também são carentes de informações no que diz respeito a temática.

Palavras chave: dificuldades-professores-TDAH

INTRODUÇÃO:

O presente artigo conta com o seguinte tema: As limitações e dificuldades que o professor encontra para trabalhar com crianças com TDAH. As dificuldades de se concentrar, ficar quieto e prestar aatenção são algumas características de crianças que possuem o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O mesmo já vem sendo estudado a alguns anos e sabe-se que se trata de um transtorno neurobiológico e causa um grande impacto no rendimento escolar. É a partir desta fase que começa as limitações e dificuldades dos professores para acompanhar esses alunos. A identificação do transtornona maioria das vezes acontece durante a idade escolar e pode acompanhar o indivíduo até sua idade adulta.
O objetivo do estudo, partiu da curiosidade a respeito do assunto e da observação das questões que diz respeito às limitações e dificuldades dos professores que possuem alunos com TDAH e sua formação e apoio na pratica pedagógica. Através de conversas informais com pedagogos e observaçõesdurante estágios que analisei algumas questões como: se os mesmos recebem auxilio em sala de aula, como os professores estão sendo preparados, quanto ao material pedagógico e a questão da formação continuada. Esses profissionais de educação estão recebendo treinamento, cursos que informem quanto ao TDAH.
Este artigo pretende abordar as questões que envolvem a inclusão de alunos com TDAH e asdificuldades e limitações que os professores se deparam para executar seu trabalho com eficiência. Os estudos são muitos a respeito do TDAH e escola, a questão da inclusão e o que leva ao fracasso escolar desse aluno, ou seja, a culpa é jogada para todo os lados. Nesse sentido para melhor compreensão do assunto, este artigo está estruturado da seguinte forma: abordagem das características do TDAH, quantoao rendimento escolar, as dificuldades e limitações dos professore, relação professor e família, questionamentos de possíveis soluções quanto aos alunos com TDAH.




CARACTERÍSTICAS DO TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e de origem neurológica e trata-se de uma alteração no lobo frontal do cérebro, e suas principais características são: desatenção, impulsividade ehiperatividade.
O comportamento das crianças com esse déficit é caracterizado por uma diminuição persistente na capacidade intencional, um aumento notável de atividade e impulsividade, cuja frequência e severidade são maiores que aqueles tipicamente observadas nos demais indivíduos com nível equiparado de desenvolvimento. Tais comportamentos surgem em muitas situações e são mantidos durante toda a vida.(BONET,SORIANO, SOLANO, 2008,pag02).

São divididas em três subtipos: tipo combinado, tipo predominantemente desatento e tipo predominantemente hiperativo impulsivo.
Vejamos aqui a visão de cada subtipo TDAH predominante desatento, essas crianças são descritas por termos cognitivos como: sonhadoras e socialmente retraídas. Além disso essas crianças também demonstram sinais de lentidão...
tracking img