Estudo de caso - hering

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO X
ESTUDO DE CASO 1: HERING TÊXTIL S. A .

10.1. A Organização
10.1. 1. Breve Histórico
A Blumenau de 1880 é um vilarejo com cerca de 14000 habitantes. O ramo de tecelagem representa uma inovação local. Até aquele momento as roupas utilizadas na região são quase totalmente importadas.
Neste ano, Hermann Hering adquiriu um tear circular e um caixote de fios. Com auxílio da família e,em especial seu irmão Bruno Hering, recém chegados ao Brasil, funda a Trikotwaren Fabrik Gebrueder Hering, uma recriação da Gebrueder Hering, fundada em 1860, na Alemanha, seguindo uma tradição que remonta ao século XVII.
Instalada, inicialmente, na região central da cidade de Blumenau, a pequena fábrica já demandava um terreno maior para abrigar sua expansão. Em 1883, parte da fábrica muda-separa o final da rua Bom Retiro, onde estabelece-se numa área com força motriz hidráulica disponível para acionar os novos teares.
Em 1893 o empreendimento dos Hering assume juridicamente o porte de empresa e modifica sua denominação para Comercial Gebrueder Hering. Em 1906 a roda d'água é substituída por uma turbina à qual, pouco depois, é agregada um locomóvel a vapor.
Em 1910 é adquirida aprimeira máquina de fiar, terminando assim a dependência do fio que, antes, vinha do exterior. Em 1914 a fiação já conta com 2600 fusos e a fábrica opera com 10 espuladeiras, 90 teares circulares e 100 máquinas de costura.
Em 1915, depois da morte de Hermann Hering, a firma muda sua razão social para Hering & Cia, passando a direção para as mãos dos componentes da segunda geração, os filhos deHermann e outros familiares.
Em 1919 é instalada a usina de Salto, primeira fornecedora de energia elétrica para a região. A Hering já é, então, a maior malharia nacional.
Em fins de 1929, a firma é transformada em Sociedade Anônima com a primeira denominação de Companhia Hering e posteriormente passando a se chamar Indústria Têxtil Companhia Hering. A Hering entra na década de 30 com 4230 fusos nafiação e 360 máquinas na malharia. A produção de fios é de 280 toneladas ano e a venda de artigos de confecção atinge 76 000 dúzias. Inicia a descentralização das unidades de costura com a aquisição de uma fábrica no Município de Indaial.
Após 50 anos a Hering já é a maior malharia da América Latina.
Em 1956, Victor Hering, diretor técnico, recebe a Ordem da Árvore, pelo seu grande interesse pelaecologia e por seu desempenho como delegado florestal, uma vocação naturalista que veio junto com o fundador Bruno.
Em 1960 a organização, mais uma vez, antecipa-se a legislação, abrindo seu capital, antes exclusivamente familiar. Nos anos 60, o desenvolvimento da organização é marcado pela realização de um plano piloto para a expansão da matriz de Blumenau, bem como pelo projeto de uma fábricana região Nordeste do país, a Tecanor S. A., inaugurada em maio de 1972. Em 1976 é aprovado o projeto de implantação da Hering Nordeste no Município de Paulista, em Pernambuco. A Hering já é uma marca que atinge todo o mercado brasileiro e diversos países no exterior, produzindo, na matriz de Blumenau e em um conjunto de unidades satélites, em municípios vizinhos, e no Nordeste do Brasil.
A HeringTêxtil entra nos anos 90 com a meta de continuar buscando sempre a qualidade total, conceito que inclui, qualidade do produto, satisfação do cliente, valorização do bem estar do homem em seu trabalho e respeito pela natureza e meio ambiente. Em 1990, a Cia Hering transformou-se numa Holding, que controla dois grandes segmentos de negócio: o Têxtil, através da Hering Têxtil S.A. e o de alimentos,através da Ceval. Para fins deste trabalho estudaremos apenas a Hering Têxtil ficando o segmento têxtil de negócio sob a responsabilidade da então criada Hering Têxtil S.A.
10.1.2. Dados Gerais da Organização
O Quadro 10.1 apresenta um resumo dos dados gerais da Hering Têxtil
Quadro 10.1: Dados gerais da Hering Têxtil
10.1.3. Linha de Produtos
Os produtos da Hering Têxtil atendem aos...
tracking img