Estudo de caso gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: A Gol levanta vôo

01) Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil?

A Gol entrou no setor de aviação civil, implantando o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa). Sua idéia era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender à demanda das classes mais baixas, que abrem mão deregalias e serviços luxuosos.

02) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que ela mudou ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

A missão da Gol era: 1) realizar vôos domésticos; 2) reduzir os gastos com serviços de bordo; 3) aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; 4) ter umafrota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; 5) utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.


A visão consistia em montar uma empresa de aviação civil com tarifas mais acessíveis para a população, diminuindo o custo para o passageiro, automaticamente conseguindo mais clientes.


Desde tua criação até os diasatuais a Gol mantém seu modelo de trabalho. Conseguir mais clientes, oferecendo um bom serviço com preço justo.


03) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

Ponto forte: Por ter uma frota nova, a Gol economiza, reduzindo despesa com manutenção e combustível. Reduz também a despesa com serviços de bordos. Com tudo, isso resulta em uma tarifa mais acessível para nósconsumidores.


Ponto fraco: A Gol optou por vôos domésticos, limitando seus destinos. Ela não faz vôo internacional.


Oportunidades: Com seu modelo de trabalho, juntamente com a falência de algumas empresas, ela adotou um método de custo benéfico, visando não só seu lucro mais também a satisfação dos seus clientes. Ela renovou a forma de trabalhar nesse setor, conseqüentementesendo bem sucedida.


Ameaça: Por estarmos em um mundo globalizado, a concorrência existe em todos os setores. Com isso, devido a sobrevivência no mercado, a qualquer momento uma empresa pode lançar uma nova forma de trabalho que seja melhor que o adotado pela Gol, fazendo assim, ter uma concorrência mais disputada.


04) Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia denegocio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?


Segundo a tipologia de Porter, a estratégia de negócio da Gol era a estratégia de liderança em custos, que oferecia tarifas mais baixas a seus clientes. É a estratégia de foco que direciona seus esforços para um segmento especifico de mercado, no caso da gol, só realizando vôos domésticos, vôos nacionais.Suas vantagens competitivas eram tarifas mais baixas e mais quantidades de vôos em aeronaves modernas.


05) De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

O Gol utilizou a estratégia de produção, investindo em aeronaves modernas e econômicas; na estratégia de marketing, divulgando teu produto, a um custo abaixo do mercado e comquantidades maiores de vôos; na estratégia de recursos humanos, contratando pessoas com experiências, cortando os gastos com a qualificação dos mesmos; a estratégia financeira, investido em mais aeronaves e comprando a Varig, ampliando sua frota, abrindo novos horizontes e conseqüentemente atingindo teus objetivos.


06) Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/McKinsey, qual é posição ocupada pela Gol,no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

A Gol começou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por já ter iniciado com o modelo de low...
tracking img