Estudo de caso gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR







ESTUDO DE CASO:

Gol Linhas Aéreas








A









Salvador
2012










ESTUDO DE CASO:

Gol Linhas AéreasTrabalho de graduação Estudo de Caso sobre a Gol Linhas Aéreas da Faculdade da Cidade como avaliação parcial da Disciplina de Fundamentos do Marketing.

Orientador (a): Professora Barbara Amorim.








Salvador
2012
SUMÁRIO



1INTRODUÇÃO...............................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................

REFERÊNCIAS












































1. INTRODUÇÃOEste trabalho acadêmico é baseado no estudo de caso da empresa Gol Linhas Aérea surgida há dez anos, impulsionando o mercado brasileiro de aviação a se desenvolver, sempre apresentando processos, serviços e produtos inovadores e pioneiros. Utilizando o modelo de negocio de baixo custo e baixa tarifa (low-cost, low-fare) a companhia diminuiu as fronteiras democraticamente popularizandoos serviços aéreos no Brasil e na America do Sul.


Atualmente a Gol opera com 23 aviões 737 em 258 vôos diários para 31 destinos do Brasil, alem de parcerias com empresas aéreas nacionais e estrangeiras. A companhia criou seu perfil baseando-se em empresas internacionais (benchmarking) como Southwest Airlines tendo como base a frota unificada, voo direto, e o serviço de bordo simples. DaEasy Jet a possibilidade de terceirização de muitas atividades e com a JetBlue e a Ryanair informatização das operações, essa ultima característica se tornou um grande diferencial para a empresa que criou um sistema de compra de passagens online diminuindo assim as despesas com funcionários e a necessidade de agentes de viagem. Sua principal missão é aproximar as pessoas com segurança eeficiência visando ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. Seguindo valores como: segurança, inovação, foco no cliente, orientação para resultados e sustentabilidade. Pretendendo agregar demanda, conquistando passageiros que busquem passagens econômicas atingindo assim uma fatia da classe B e C.


No decorrer desta analise perceberemos por que a Gol inovou seu modelo denegocio no mercado brasileiro, qual a importância da diminuição dos preços na vantagem competitiva, e a customização de serviços e produtos levando as estratégias do marketing a ser direcionadas ao perfil de cada consumidor.















2. DESENVOLVIMENTO


           A Gol Linhas Aereas é a única companhia a trabalhar com o sistema low-cost,low-fare onde contabilizou bonsresultados com sua estratégias de marketing,ressaltando assim a importância de uma boa comunicação tanto do marketing com a empresa como da empresa com o produto e o seu cliente ,afinal o marketing sozinho não é capaz de sustentar uma organização se esta não oferecer produtos de qualidade.Tornando- se fundamental a ligação entre as características da nova marca com seu produto ou serviço.Se a Gol nãoadotasse um boa estratégia de marketing, relacionando com seu perfil de baixo custo,e fazendo avaliação do retorno de cada investimento, mesmo com o padrão atual de serviços, dificilmente teria alcançado um bom posicionamento no mercado.

As atividades de marketing da Gol são direcionadas para resultados concretos e esta vinculada com o objetivo da organização que é a diminuição dos...
tracking img