Estudo de caso empresa abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Universidade Estácio de Sá

TÍTULO:
ESTUDO DE CASO EMPRESA ABC

AUTORA:
SIMONE ALVES TEIXEIRA

Trabalho apresentado na Disciplina de Gestão de Pessoas e Competências,
Curso de MBA em Administração e Estratégia.
-------------------------------------------------
Tutor: Clóvis de Oliveira Paradela

Rio de Janeiro
2011
IntroduçãoSurgida no início do Séc. XX e fundada por imigrantes recém-chegados ao Brasil, a empresa ABC Ltda. Já está na terceira geração. É uma das maiores empresas em seu setor, com milhares de funcionários e ainda bastante rentável, apesar de sinais visíveis de declínio, principalmente após a abertura da economia nacional no início da década de 90. Há muita insegurança quanto ao futuro da empresa.
    Otrabalho já há algum tempo deixou de ser apenas a relação: dar à instituição em que se atua o conhecimento, a capacidade, a habilidade, a inteligência e a competência para em pagamento receber um salário. Esta relação dar algo e receber outra em troca não se exerce de maneira simples quando o foco é trabalho versus o ser humano.
    As pessoas estão buscando no trabalho o principal meio desatisfação e significado para suas vidas, elas desejam pertencer a uma organização e sentir -se socialmente incluídas e reconhecidas pelo grupo. Neste sentido o trabalho pode ser visto como um critério fundamental e com grande influência dentro do estilo e da qualidade de vida das pessoas, tendo em vista que boa parte das horas do dia as pessoas dedicam-se as atividades laborais.
Neste cenário dasrelações entre o homem e seu trabalho salientam-se as questões relacionadas ao perfil do estilo e vida e a qualidade de vida no trabalho (QV), ambas influenciando e sendo influenciadas constantemente. O estilo de vida eu costumo defini-lo como conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas, e ainda acrescenta que o tal estilo de vida, mais do quenunca passou a ser um dos mais importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades. Já a idéia de QV está associada à satisfação e bem-estar do trabalhador na execução de sua tarefa resgatando valores humanos e ambientais, negligenciados em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico.
Retornando ao foco dado no texto do trabalho a ser seguido peloTutor, vamos elencar passo á passo a estrutura organizacional da Empresa ABC.
Há pouco tempo à empresa criou uma área dedicada exclusivamente a cuidar da sua inovação: um grupo de profissionais bem-sucedidos, altamente qualificados, trabalhadores e com alto espírito empreendedor foi contratado.

Missão
Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre o estilo de vida e a QVT sobre osintegrantes que irei mencionar abaixo, expressando a importância e até a necessidade de um olhar mais abrangente sobre as influências de ambas na qualidade de vida (QV) geral do sujeito.
    Neste contexto através deste estudo de caso aplicado, exploratório pretendeu-se responder as seguintes questões de pesquisa: A missão deles? Traçar o caminho futuro da empresa.  
 A missão da Empresa ABC éinovar, mesmo sendo (estilo de vida) a QVT e a QV tema em questão para a iniciação desse trabalho, temos que refletir sob a perspectiva que o ser humano e as organizações estão em constante interação e movimento, então se pressupõem que fazer somente uma análise, da QV ou da QVT, gera certa inconsistência, porque neste caso há uma separação do ser humano, ora visto como pessoa ora comotrabalhador.
A missão era contratar profissionais com perfis diferenciados para diversas funções, a fim de otimizar e inovar todo conceito de KNOW-HOW obtido por conhecimentos técnicos e boas experiências trazidas de outras empresas. Com essa nova estrutura a equipe só deveria ser bem orientada pelo Gestor que ao contratar cada indivíduo conheceu bem suas referências, essas que de tão explícitas o...
tracking img