Estudo de caso – empresa abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho baseado no estudo de Caso – Empresa ABC

Sumário
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
• O que deu errado na gestão de pessoas?
• Como a fonte de conhecimento foi destruida?
3 – Conclusão
4 - Referências


1 - Introdução
O texto em estudo narra a situação enfrentada pela empresa ABC que passa por um momento de insegurança com relação ao futuro de seu negócio.
A soluçãoencontrada pela empresa foi a criação de uma área voltada exclusivamente em inovação. Para isso contratou um grupo de profissionais bem-sucedidos, altamente qualificados, trabalhadores e com alto espírito empreendedor. Em princípio houve sucesso no trabalho desenvolvido pela equipe, com reflexos positivos na companhia, mas em um período de um ano a equipe se desfez e o trabalho desenvolvido seperdeu.
O presente trabalho busca responder às perguntas “O QUE DEU ERRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS?“ e “COMO A FONTE DE CONHECIMENTO FOI DESTRUÍDA?”, por meio da analise da situação apresentada no texto e da elaboração de hipóteses que possam auxiliar as respostas para estas perguntas.

2 - Desenvolvimento

• O QUE DEU ERRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS?

A organização optou por desenvolveruma área com foco em inovação e desta forma traçar o caminho futuro da empresa.
Pela leitura do texto podemos perceber que a organização não implementou o modelo de gestão por competências que permitiria, entre outros, a interação entre as áreas já existentes na empresa e a nova área criada. A implementação do modelo permitiria o desenvolvimento da Inteligência Empresarial para que as mudançasocorrecem de forma sistematizada e alinhada aos objetivos organizacionais, além da formação de lideranças exemplares e da incorporação, por parte dos colaboradores, da postura de autodesenvolvimento.
A identificação das competências organizacionais que permitiram que a empresa se mantivesse no merdado durante tres gerações deveria ser o ponto de partida para mobilizar as competênciasindividuais e direciona-las para os desafios a serem enfrentados pela empresa por meio do desenvolvimento de ferramentas e modelos de gestão que permitam a competição e a manutenção da empresa em seu mercado de atuação.
Podemos obeservar que no caso apresentado, que além de não ter havido por parte da empresa a definição de sua competências organizacionais através dos indicadores de missão, visão evalores, não houve a divulgação da estratégia adotada pela empresa a seus colaboradores. Esta atitude contribuiria para a conscientisação e estimularia a participação de todos no processo, reduzindo a rejeição que observou ao novo grupo por parte dos demais intervenientes da organização. Este movimentos são fundamentais para dar sustentação e estabilidade ao projeto da empresa.
A empresa escolheucompetir por meio do desenvolvemnto da característica inovação. A partir desta escolha, existem competências organizacionais a serem desenvolvidas que potencializam o foco estabelecido pela empresa. Para que esse processo ocorra com sucesso, seria fundamental a interação dos objetivos de cada área da companhia com o planejamento estratégico da empresa, além da identificação e alinahmento dosprocessos de trabalho, visando garantir a unidade e a coerência em relação às metas da organização e a definição de perfis de competências que iriam contribuir para este fim.
A partir deste momento passos importantes para a implementação do modelo de gestão deveriam ter ocorrido para que o processo tivesse reais chances de sucesso. Deveria ter ocorrido a sensibilização dos intervenientes do modelopor meio de reuniões e apresentações para apresentação do projeto de forma a obter a adesão de pessoas-chave da organização além da necessidade de se fazer um trabalho específico com os gestores de outras áreas apontando os objetivos e benéficios do modelo.
Podemos também observar que na estratégia adotada pela empresa não houve a avaliação do potencial dos talentos já existente na própria...
tracking img